Saúde

Estes são os exames médicos que deve fazer no início do ano

Redação
publicado há 6 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Inclua na sua lista de prioridades, para os meses que se avizinham, vários exames ao seu organismo. Esta poderá vir a ser a sua melhor e mais sábia resolução de 2020!

Janeiro é, normalmente, a época de fazer o check-list para os restantes meses do ano. Os cuidados com a saúde não podem ficar de fora desta lista, sendo os tradicionais exames médicos de início de ano, de extrema importância, principalmente para as mulheres Se ainda não os agendou, esta é uma boa altura para o começara fazer. Dizemos-lhe quais os que deve fazer, pois ignorá-los pode trazer graves consequências na sua vida.

Citologia cervical

Vulgarmente conhecida como teste de Papanicolau, é um exame de rastreio ginecológico com o objetivo de prevenir o cancro do colo do útero. Através deste exame, é possível detetar a existência do tumor cervical em fase inicial e verificar a presença de infeções e células cervicais que se podem transformar em cancerígenas.

Este exame é muito importante, uma vez que as hipóteses de sobrevivência ao cancro do colo do útero são muito elevadas quando detetado no início. A partir dos 21 anos o exame deve ser feito a cada dois anos. Já a partir dos 30, pode espaçar os exames ginecológicos para três anos.

Hemograma

O hemograma é um dos exames complementares de diagnóstico mais frequentemente requisitados e permite uma quantificação dos elementos celulares do sangue. Serve para monitorizar o estado geral de saúde, despistar ou diagnosticar uma condição médica como uma infeção, anemia e leucemia perante sinais e sintomas de fadiga, dor, febre, inflamação e hemorragias.

Urocultura

Calcula-se que 25 a 30 por cento das mulheres entre os 20 e os 40 anos desenvolvam infeções urinárias em alguma altura da sua vida. Deste modo, uma análise à urina é fundamental para confirmar a presença de bactérias, na qual são feitos exames de cultura, que acusam o tipo de bactéria e qual o antibiótico indicado para a combater.

Quando as infeções se repetem é também pedida uma ecografia das vias urinárias e uma avaliação ginecológica que ajude a detetar eventuais distúrbios que estejam na sua origem, como problemas renais
e infeções ginecológicas.

Saiba que outros exames devem ser feitos aqui.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda