Família

Estudo revela que os pais gostam mais do primeiro filho

Redação
publicado há 1 mês
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Há uma grande percentagem de pais que confessa ter preferência por um dos filhos… e os próprios filhos revelam que sentem essa diferença de tratamento, segundo um estudo da Universidade da Califórnia.

O estudo, que foi publicado no Journal of Family Psychology em 2016, foi uma surpresa para a maioria das pessoas.

Foram analisadas 384 famílias, em que dois irmãos tinham de ter, no máximo, quatro anos de diferença, para chegar à conclusão de que 74 por cento das mães e 70 por cento dos pais confessam preferir um dos seus filhos.

Apesar de não confessarem ser do primeiro filho que gostam mais, os pais dão a entender essa diferença de tratamento diariamente e é através dos filhos que se chega a essa conclusão. Quando os sociólogos norte-americanos questionaram as crianças concluíram que os irmãos mais novos desconfiam sempre que os pais gostam mais do outro do que dele próprio, o que afeta a sua autoestima.

O resultado surpreendeu a responsável pelo estudo, a socióloga Katherine Conger, que esperava o contrário.

A razão encontrada por Katherine Conger centra-se no facto do filho mais velho ter conseguido atingir primeiro as etapas importantes da vida e expectativas geradas pelos pais, daí sentirem maior confiança.

LEIA TAMBÉM: «Tenho dois filhos, mas gosto mais de um deles!»

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda