Histórias Online

Educadora de infância: Muito mais do que uma profissão!

Histórias Online
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Ser pai e mãe do século XXI é ter, na nossa vida, educadoras que cuidam dos nossos filhos. Como em tudo na vida, importa estabelecer com elas a melhor relação possível. São estas educadoras que cuidam dos nossos filhos desde que entram na escola. Em cada educadora de infância existe um colo para quando não estamos presentes. Os braços de uma educadora de infância abrem-se, todos os dias, para receberem os nossos filhos! Estas são pessoas reais, que têm os mesmos sentimentos que nós… E sobre as quais não podemos pensar que, por serem pagas, têm a obrigação de fazer tudo o que queremos…

Educadora de infância: mais do que um diploma de final de curso

Educadora de infância. Uma profissão como outra qualquer. Um diploma de final de curso que representa anos dedicados ao estudo. Uma pessoa real que tem, em cada dia, muitas crianças para cuidar. Tenho um grande admiração por estas pessoas que possuem esta capacidade… Se nós, apenas com um ou dois filhos, caímos muitas vezes no desespero quando começam a chorar… Imaginem o que é ter dez crianças à nossa volta, cada uma a puxar para seu lado?!

Quando vou buscar o meu filho olho, muitas vezes com admiração, para as educadoras e auxiliares da sala dele. Admiro o terem sempre uma voz calma e transmitirem sempre serenidade quando o vou buscar. Admiro-as por conseguirem mostrar calma mesmo quando está instalada uma verdadeira batalha! Admiro a sua paciência, a sua entrega e, principalmente, por darem tanto carinho a todas as crianças.

Educadora de infância: um ordenado não paga a indiferença

Ler alguns dos comentários que recebi na minha partilha de um momento tão simples da escola mostrou-me uma coisa… Existem pais, para os quais, um ordenado justifica tudo. Tem de justificar! Óbvio que se trata de uma profissão da qual não esperamos falhas! É a estas pessoas que entregamos os nossos bebés e esperamos delas uma conduta irrepreensível! Quantas de nós não tem medo de deixar os filhos com alguém que lhes possa bater? Que os possa tratar mal ou deixar a chorar durante horas e horas?

Eu tive sorte com a escola do meu filho… Eu sei que sim… Sei que a escola do nosso coração é um pequeno cantinho do céu e sou muito grata por isso! Tenho uma educadora que dava tudo para ter uma floresta junto à escola e isso diz muito sobre ela. Imagino que, por esse país fora, haverá muitas educadoras que gostariam do mesmo… Mas nem sempre as condições de trabalho são as melhores… E, muitas vezes, esquecemo-nos que estão pessoas do lado de lá quando impomos as nossas exigências…

Uma educadora de infância, que coloca um pouco de si em todas as ações do dia, não merece a nossa indiferença. Esta pessoa merece a nossa palavra de conforto no final de um dia mais cheio. Merece o nosso «bom dia» com um sorriso no rosto. Merece pequenos mimos que serão sempre pouco para expressar o nosso agradecimento por cuidarem dos nossos filhos. Lembrem-se que um ordenado não é tudo… Não pode ser tudo… Uma educadora de infância não é um robot de mudar fraldas e dar papas… É uma pessoa tal como nós… Não nos devemos nunca esquecer disso!

Educadora de infância e pais: uma dupla pelos nossos filhos

Já assisti uma vez a um episódio que me chocou um pouco… Ver uma mãe falar de forma prepotente com uma educadora que faz o seu melhor todos os dias… Chocou-me um pouco… Exigir que alguém limpe as mãos de uma criança sempre que ela toca no chão… Não estaremos nós a exagerar? Se calhar, sou demasiado descomplicada com este tipo de situações… Mas faz-me confusão fazerem-se exigências que nem sempre são fáceis de concretizar. Pode e deve exigir-se que uma criança não nos chegue com a fralda suja, meio despido ou por alimentar. Pode e deve exigir-se que uma criança não seja colocada de castigo ou seja impedida de estar no recreio.

Mas não se pode ou deve exigir que não se deixe uma criança tocar no chão no recreio. Não se pode ou deve exigir ter uma educadora permanentemente dedicada ao nosso filho… Isso é ter uma ama particular, certo? Quando olharem as educadoras dos vossos filhos, pensem no ser humano que está do lado de lado… Pensem na pessoa real que dá colo aos vossos filhos todos os dias. Chamem à atenção quando precisarem… Mas sem nunca esquecer que um ser humano tem sentimentos e que não é nosso criado…

 

 

 

Texto: Blogue Mom Descomplicada

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda