Saúde

Dores nas costas na gravidez: Siga as regras da boa postura

Redação
publicado há 1 ano
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A gravidez é um período de grandes transformações na vida de qualquer mulher. A juntar a todas as alterações, o crescimento da barriga e o aumento de peso podem originar um esforço extra da coluna lombar, sobretudo nos últimos três meses de gestação, levando a um sintoma partilhado por inúmeras grávidas: a dor nas costas.

Estima-se que dois terços das mulheres grávidas sofram uma lombalgia, o que acontece devido a um deslocamento do anterior centro de gravidade da coluna que ao ser sobrecarregada pode lesionar os discos intervertebrais, originando desgaste ou mesmo hérnias discais. E, em simultâneo, as alterações hormonais também influenciam as estruturas ligamentares. Os dados são de um estudo recente publicado no Current Reviews in Musculoskeletal Medicine.

Os ossos da bacia sofrem uma ligeira rotação durante a gravidez por causa do aumento do perímetro abdominal, o que conduz a um desvio natural do centro de gravidade do corpo. Isto pode contribuir para encurtamentos musculares ou conduzir a um aumento da lordose lombar da coluna, já que o corpo é levado a um esforço adicional nos músculos lombares e dorsais. Além disso, a gravidez pode igualmente gerar algumas transformações ao nível das articulações.

As hormonas próprias deste período originam uma maior laxidez articular o que é comum e necessário, mas que também tem alguns contras como no caso da sua associação com o aumento de peso, podendo surgir dores na coluna, ancas, joelhos e tornozelos. Há também alguma propensão para quedas ou entorses.

Regras de boa postura

– Quando estiver sentada, a grávida deve optar por cadeiras com encostos confortáveis e que permitam um ângulo de 90 graus entre os joelhos e o assento. Os pés devem estar totalmente apoiados no chão;

– Deitar de barriga para cima, elevando as pernas com os joelhos semifletidos com algumas almofadas, pode ser uma posição confortável e que alivia as dores;

– Adote uma postura adequada, o mais vertical possível, corrigindo a posição sempre que tender a dobrar as costas;

– Para aliviar a tensão vertebral, deite-se no chão ou na cama e dobre as pernas. No escritório, encoste-se a uma parede e tente colocar perfeitamente as costas contra ela. Conseguirá fazê-lo graças a uma ligeira torção da bacia para a frente. Mantenha a posição cerca de dois minutos;

– Não faça movimentos bruscos ou inclinações. Para pegar num objeto que esteja no chão, ajoelhe-se em vez de dobrar as costas e evite levantar pesos;

– Quando se deitar para ir dormir, pode colocar uma almofada entre as pernas para ajudar a relaxar a coluna;

– Os saltos altos devem ser postos de lado neste período, optando-se por saltos rasos ou ténis. Além destes conselhos, dever-se-á ter sempre em conta que o exercício físico regular é extremamente importante durante a gravidez, trabalhando com maior incidência os músculos abdominais e dorso lombares, não esquecendo também os exercícios de alongamentos que ajudarão a uma gravidez mais saudável. Desta forma, previne-se o aumento excessivo de peso que é igualmente uma das causas para as dores nas costas. Em todos os casos é muito importante o acompanhamento de um profissional da área.

 

Agradecimentos: Dr. Luís Teixeira, cirurgião ortopédico e fundador do centro de cirurgia da coluna Spine Center (Avenida Emídio Navarro, N.º 17, 5.º esquerdo, Coimbra; Tel.: 239 098 665; Tlm.: 915 005 400; E-mail: geral@spinecenter.pt; Site: http://spinecenter.pt/)

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