Alimentação

Dia Mundial do Pão: Fique a par de 4 receitas elaboradas com este alimento

Redação
publicado há 1 mês
1
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Sim, o pão é um dos alimentos que marca presença em grande parte das mesas da população portuguesa todos os dias. Ao pequeno-almoço, a meio da manhã, no lanche da tarde, este é o alimento perfeito para manter um regime alimentar equilibrado.

E porquê?

Porque o pão…
… é fonte de fibra alimentar, essencial ao bom funcionamento do organismo…
… é fonte de vitaminas e minerais…
… é rico em hidratos de carbono complexos, promovendo uma maior saciedade e energia para todo o dia…
… tem um preço acessível…
… está disponível para toda a população pois tem um grande nível de distribuição…
… contém um menor teor de sal em comparação com os seus substitutos…
… tem uma grande variedade, desde o branco ao integral, passando pelo pão de centeio, de mistura ou especialidades regionais…
… é muito prático pois pode ser consumido em qualquer lugar e em qualquer momento do dia!

«No dia 16 de outubro que celebramos o Dia Mundial do Pão e a Associação Portuguesa de Nutrição não poderia deixar de assinalar esta data, quer pela importância nutricional deste alimento, quer pelo papel que assume na cultura alimentar do nosso país. O pão é um alimento transversal a muitas culturas e presente em vários momentos do dia, contribuindo para tal a grande variedade de gama de pães a que hoje temos acesso, quer a nível de formatos, quer a nível de composição ao incluir diferentes cereais como o centeio, a cevada, a espelta, o trigo integral ou outros. É por isso mesmo que não podemos deixar de comemorar o dia que celebra o alimento do nosso dia-a-dia», refere a Associação Portuguesa de Nutrição.

Também a Fundação Portuguesa de Cardiologia está presente na comemoração deste dia porque «o pão cuida verdadeiramente do nosso coração! Adaptado aos nossos gostos individuais mas também às nossas necessidades físicas ou restrições, este é um alimento que olha pelo nosso coração».

Para além das quantidades ingeridas, também o tipo de pão e o que nele incluímos deve ser adaptado ao nosso dia-a-dia, aos gastos energéticos de cada um, nunca deixando de lado o cuidado pelo nosso coração.

Há muitos motivos para incluir o pão na sua alimentação diária. Para já, deixamos-lhe oito! Vamos relembrar?

1 – Fonte de fibra alimentar, essencial ao bom funcionamento do organismo.
2 – Fonte de vitaminas e minerais.
3 – Rico em hidratos de carbono complexos, promovendo uma maior saciedade e energia para todo o dia.
4 – Preço acessível.
5 – Disponível a toda a população – grande nível de distribuição.
6 – Menor teor de sal em comparação com os seus substitutos.
7 – Grande variedade – do típico pão branco ao integral, a passar pelo pão de centeio, mistura ou especialidades regionais.
8 – Muito prático – pode ser consumido em qualquer lugar e em qualquer momento do dia.

* Fique a par de algumas receitas com pão ‘à mistura’, presentes no site Cozinhar Sem Stress
Pão de mel

INGREDIENTES:

1/2 kg de farinha de trigo
1 c. (de sopa rasa) de fermento em pó
1/2 kg de açúcar mascavado
2,5 dl de leite
2 dl de mel
1 c. (de chá) de canela em pó
1 c. (de chá) de cravinho em pó
1 c. (de chá) de noz moscada
1 c. (de chá) de aroma de baunilha
1 c. (de chá) de aroma de baunilha
4 ovos

PREPARAÇÃO:

Peneire a farinha com o fermento e reserve. Leve ao lume o açúcar e o leite; mexa bem, até dissolver o açúcar. Retire e coe por um passador. Verta na taça da batedeira; adicione os restantes ingredientes e bata bem. Acrescente-lhes a farinha peneirada.
Disponha a massa num tabuleiro, de 30 x 30 centímetros, untado com manteiga e forrado com papel vegetal, também untado. Leve ao forno, a 180° C, por 35 minutos. Deixe arrefecer, corte em quadrados e sirva.

Pão-piza

INGREDIENTES:

2 bases frescas para piza
1 lata de salsichas
1 raminho de orégãos frescos
100 g de queijo fatiado
1 ovo
1 c. (de café) de sementes de sésamo
100 g de bacon
1 embalagem de alface mista
4 tomates-cereja
farinha q.b.

PREPARAÇÃO:

Coloque a massa de piza sobre uma superfície, polvilhada com farinha. Estenda-a até obter uma camada fina. Corte as salsichas ao meio e disponha-as em metade da massa. Por cima, polvilhe com os orégãos e acrescente as fatias de queijo. Ligue o forno a 180° C.
Feche a massa, com a outra metade, apertando as pontas. Pincele com o ovo batido e salpique com sementes de sésamo. Corte o bacon em cubos pequenos e polvilhe a piza. Leve-a a meio do forno, cerca de 15 minutos. Acompanhe com uma salada mista e o tomate-cereja, em gomos.

Dados de pão com fiambre

INGREDIENTES:

150 g de fiambre
1 c. (de sopa) de maionese
4 fatias de pão de forma
azeitonas pretas descaroçadas q.b.

PREPARAÇÃO:

Triture o fiambre e junte-lhe a maionese. Misture bem até obter uma pasta. Barre duas fatias de pão com a pasta de fiambre. Sobreponha as outras duas fatias e corte-as em cubos, todos do mesmo tamanho. Com um cortante, redondo e pequeno, corte círculos das azeitonas. Coloque-os sobre os cubos de pão, simulando os pontos dos dados. Disponha-os num tabuleiro e sirva.

Pudim de pão

INGREDIENTES:

650 g de açúcar
600 g de miolo de pão de véspera
1 litro de leite de soja
1,5 dl de àgua
1 estrela de anis
1 pau de canela
3 cravinhos
4 ovos
5 gemas
50 g de fruta cristalizada

PREPARAÇÃO:

Leve ao lume 150 g do açúcar e uns salpicos de água. Deixe cozinhar até obter um caramelo claro. Verta-o na forma e faça-o escorrer de forma a forrar todo o seu interior; reserve.
Esfarele o miolo de pão de véspera e coloque-o numa tigela. Junte-lhe o leite e deixe embeber. Num tacho, coloque o açúcar restante com a água, a estrela de anis, o pau de canela e os cravinhos. Deixe ferver por um minuto, retire e deixe arrefecer um pouco.
À parte, misture os ovos com as gemas e envolva a calda de açúcar com as especiarias, mexendo sem parar. Passe tudo por um passador de rede e junte ao preparado de pão. Adicione também a fruta cristalizada picada.
Verta este preparado na forma caramelizada e leve ao forno a 180º C, em banho-maria, durante uma hora e 25 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme. Corte o pudim em fatias e sirva-as em forma de coroa, decorada com fios de ovos, pérolas prateadas, bagos de romã e laranja cristalizada.

Agradecimento:

 Artigo elaborado por Teresa Celestino, blogger e especialista em Lifestyle

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda