No mês da prematuridade, a marca Dodot e a XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro juntam-se para ajudar a conhecer e apoiar os pais e bebés prematuros, com a campanha #PequenosLutadores.
Com o objetivo de sensibilizar para o tema da prematuridade e homenagear famílias e bebés prematuros, a marca DODOT organizou, em parceria com a XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, um workshop dedicado ao momento da muda da fralda, que contou com a participação de algumas caras bem conhecidas dos portugueses.
Ana Garcia Martins, mais conhecida por A Pipoca Mais Doce, um dos blogues mais lidos do país, foi uma das convidadas especiais. Sendo ela mãe de uma bebé prematura, não quis deixar de parabenizar a iniciativa da marca.
O workshop foi ministrado por uma enfermeira e uma terapeuta neonatais, profissionais que conhecem a realidade dos bebés e famílias prematuros e expressam a importância de cuidados específicos.
Um em cada 13 bebés é prematuro
Em Portugal, o índice de bebés prematuros tem vindo a aumentar nas últimas décadas, atingindo-se uma média de sete mil nascimentos, por ano, antes das 37 semanas. Isto significa que um em cada 13 bebés que nasce em território nacional é prematuro.
As necessidades dos bebés prematuros são muito especificas, uma vez que, devido ao seu tamanho pequeno, gestação incompleta e pele delicada, a sua fragilidade é maior do que a de um recém-nascido de um parto a termo.
A pensar nestes “pequenos lutadores”, a marca DODOT investiu já mais de 10 mil horas em I&D e realizou 100 entrevistas a enfermeiros neonatais para criar as suas fraldas mais pequenas: as DODOT Sensitive Prematuro.
Estas fraldas serão doadas a hospitais para satisfazer as necessidades dos bebés prematuros que permanecem internados nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais. Mais de 200 mil unidades serão entregues em exclusivo aos hospitais portugueses.
Com o objetivo de promover uma maior conscientização, a marca DODOT criou um vídeo que transmite o surpreendente espírito de luta que os bebés prematuros demonstram todos os dias e convidou todos os portugueses a partilharem as comoventes imagens destes “pequenos lutadores”. Por cada partilha do vídeo a marca assumiu o compromisso de doar um euro à XXS e no mês da prematuridade anuncia agora a doação de um total de 20 mil euros à associação sem fins lucrativos.
«A XXS manifesta um enorme agradecimento à marca que investiu no desenvolvimento de uma fralda para responder às necessidades tão especificas dos bebés prematuros. A nossa prioridade, tendo em que conta que a prematuridade separa os pais dos seus bebés, é promover o vínculo afetivo entre bebés e pais, por isso o trabalho que realizamos juntamente com os nossos parceiros tem um valor imensurável», afirmou Sidónia Santos, Presidente da Direção da XXS.
O site Crescer mostra-lhe algumas imagens do evento.