Histórias Online

Cancro da Mama: «Não foi em vão ter estado bem junto de ti quando o pai te rapou o cabelo»

Histórias Online
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Olá, ‘Mamy’!

Consegues imaginar alguém que combine garra, determinação, alegria, força, humildade, generosidade, persistência, (…) e um sorriso tão mas tão contagiante que é capaz de mover montanhas? Pois bem, esse alguém és tu. Esse alguém é um dos melhores seres humanos que este universo pode ter, e a quem eu tenho o maior privilégio e orgulho de chamar MÃE.

Sei que nunca foi um segredo para ti o facto de seres um exemplo tanto para mim, para o mano e para o pai, como para a restante família e todos os amigos que te rodeiam. Sei também que nunca saberei descrever o orgulho, a paixão e a admiração que sinto por ti.

Desde o primeiro dia que estivemos sempre juntas e se existe uma certeza na minha vida, essa certeza passa pelo facto de saber que a nossa relação e a nossa cumplicidade serão para sempre. Há 20 anos, mudas de fraldas, músicas de embalar… Hoje, horas de gargalhadas, danças na cozinha e muitos conselhos dados com todo o amor.

Mas, infelizmente, a nossa história e a da nossa família nem sempre foi um ‘mar de rosas’… No dia 13 de setembro de 2013 disseram-te que tinhas um ‘bichinho mau’ na tua mama, bichinho esse que nunca precisou de ser chamado Cancro da Mama, pois sempre preferiram (tu e o pai) proteger-me a mim e ao mano desse terrível nome.

No entanto, nunca nos esconderam o Momento Menos Bom (e não mau!) por que estávamos a passar, em família. E graças a ti e à nossa inigualável família tudo se resolveu. No meio dos teus extensos exames e tratamentos, existiu muita garra e força de viver da tua parte, existiram muitos pensamentos positivos que venceram os negativos, existiu um apoio inacreditável e fundamental por parte de toda a nossa família, e, principalmente, existiu uma Mãe/Mulher que venceu um Cancro da Mama, a que nós preferimos chamar ‘Momento Menos Bom’!

Se por um lado lamento o que te/nos aconteceu, por outro, foi este mesmo momento que me fez ter ainda mais orgulho na família que somos e que construíste, e admirar-te ainda mais, mais e mais… porque ainda hoje continuo a achar que não foi em vão o facto de ter sido eu a ir contigo à consulta do dia 13 de setembro e, algum tempo depois, ter estado bem junto de ti quando o pai te rapou o cabelo.

Tudo isto para te dizer: OBRIGADA por seres assim, um exemplo, tanto para mim como para todas as Mulheres que possam estar a passar pelo mesmo Momento Menos Bom pelo qual tu também já passaste… e venceste!

Para todas essas Mulheres, força! Para a minha Mãe, a minha Heroína, dizer-te que quando for grande, quero ser exatamente como tu. Lutar, lutar, lutar, até vencer!

És o meu orgulho. Obrigada por me ensinares que Momentos Menos Bons como este podem ser curados com amor, garra e persistência. Mil agradecimentos nunca chegarão para a mulher da minha vida. Mereces o melhor do mundo…

Como temos vindo a dizer uma à outra ao longo destes anos, que tenho a certeza que será o nosso eterno lema de vida: «(…) Eu cuido de ti e tu cuidas de mim. Não desisto de ti e nem tu de mim. Vamos até ao fim». Eu (AMO-TE) muito mais, minha luz.

Da tua filhota, que será sempre uma certeza na tua vida,

Inês Filipa

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda