Notícias

Porque devem as escolas e colégios optar pelo uso de batas e uniformes?

Redação
publicado há 1 mês
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Em Portugal, segundo o INED, estima-se que cerca de uma centena de escolas e  colégios privados tenham adotado o uniforme escolar e a tendência é para aumentar  porque o uniforme eleva o orgulho de pertença a uma comunidade escolar, reforça a  identidade, anula as diferenciações criadas com base nas marcas e promove a disciplina, como também é sublinhado pela DAUTI, empresa com com mais de vinte anos  de experiência no mercado, sempre atenta às tendências atuais, onde poderá comprar e personalizar batas escolares: “Um uniforme não é apenas para vestir. É, sobretudo, uma forma de inventar a comunicação e de conferir um sentimento de identificação”.

Falemos um pouco de história…

Sabia que foi no século XIX que assistimos à difusão de batas e uniformes? O grande responsável por este acontecimento foi o exército, quando se uniformizou e aderiu ao visual padronizado. Mais tarde, por volta de 1890, verificamos a adoção do uso de batas e uniformes em ambientes escolares, sendo que a primeira escola conhecida a adotar o uniforme foi a Escola Normal – um tipo de escola existente em diversos países que formava professores. Quando foram criados, um dos seus objetivos era representar a tradição da escola, com o seu símbolo e cores. Diferenciando a instituição de ensino, mas permitindo que os alunos se parecessem entre si, os uniformes escolares tornam-se um símbolo de igualdade, pertença e inclusão. Ao vestirem o fardamento os alunos deveriam ter um comportamento exemplar e representar de forma zelosa o estabelecimento de ensino ao qual pertenciam.

Mas então, porque devem as escolas e colégios tomar esta decisão? São inúmeras as vantagens de usar batas e uniformes, desde questões mais estéticas até às questões mais práticas, veja a seguir algumas delas.

  1. As batas e uniformes escolares ajudam a identificar o aluno e a instituição de ensino, constituindo uma segurança no que diz respeito ao ambiente escolar e possíveis infiltrações de pessoas estranhas ao ambiente. Por se vestirem todos de igual, os alunos que usam uniforme escolar são mais facilmente identificados por terceiros e até por professores, fora do ambiente escolar como é o caso de visitas de estudo.
  2. As batas e uniformes escolares ajudam a educar contra o preconceito.
    Quando todos os alunos se vestem da mesma forma não há discriminação, muito pelo contrário os uniformes são um símbolo de inclusão. Com uniforme não existem classes, etnias e estatutos sociais, e o facto de não se poderem evidenciar diferenças através da roupa é benéfico, pois evita complexos de inferioridade e superioridade.
  3. O uso de uniforme escolar garante um sentimento de pertença.
    Este sentimento está normalmente associado à melhoria da autoestima. Quando os alunos se sentem parte de um grupo, aumentam os seus níveis de conforto e segurança, levando-os a melhores resultados escolares e potencializando os seus futuros profissionais.
  4. O uso de uniforme escolar ajuda a manter a disciplina e a respeitar as regras. Uma vez que todos estão vestidos da mesma forma, a roupa que cada um usa não é motivo de distração, restando mais tempo para se focarem no que realmente importa – a aprendizagem.

Ainda está na dúvida se deve ou não optar pelo uso de batas e uniformes? Saiba que para além de todas estas vantagens, está também a ajudar o planeta. Ao optar pelo uso de batas e uniformes escolares, os alunos não precisam de se preocupar em comprar roupa nova, evitando assim o uso e desgaste de roupas normais o que por si só é uma economia quer financeira como ambiental. Se procura conferir uma imagem única e personalizada à sua escola ou colégio, a DAUTI tem a solução para si.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda