Notícias

Crianças são as mais afetadas pela pobreza em Portugal

Redação
publicado há 6 anos
0

Cerca de 330 mil crianças estão em risco de pobreza em Portugal, sendo que o grupo etário até aos 18 anos é o mais afetado, o que significa que há mais crianças pobres do que adultos ou idosos.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos a 2017, mostram que o risco de pobreza entre as crianças e jovens até aos 18 anos era de 19 por cento, o que, num universo de mais de 1.729.675 menores, representa perto de 330 mil crianças. Em declarações à Agência Lusa, o investigador e docente da Universidade do Minho, especialista em sociologia da infância, Manuel Sarmento confirmou que o setor da população entre os zero e os 18 anos é o grupo mais afetado pela pobreza em termos percentuais.

«O que significa que há mais crianças pobres do que adultos pobres ou idosos pobres», apontou. Uma constatação confirmada com as estatísticas do INE, que revelam que a taxa de risco de pobreza no grupo etário entre os 18 e os 64 anos era de 16,7 por cento, enquanto na população com mais de 65 anos chegava aos 17,7 por cento.

Leia mais no Portal Impala.

Siga a Crescer no Instagram

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda