Saúde

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões?

Redação
publicado há 4 semanas
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Cada vez mais mulheres optam por usar o copo menstrual em vez do penso higiénico ou tampão. Segundo um estudo publicado na revista The Lancet Public Health, que analisa dados de 3300 mulheres e raparigas, esta opção é tão ou mais fiável, em termos de fugas, do que as alternativas mencionadas acima.

Os copos menstruais – que podem ser vaginais ou cervicais – recolhem o sangue menstrual e devem ser esvaziados a cada quatro ou 2 horas. São feitos de silicone, borracha, látex ou elastómero e podem durar até dez anos. Apesar de ser mais caro, uma vez que o copo custa cerca de 24 euros, esta opção acaba por ser mais económica devido ao tempo de duração que tem.

«Não foi detetado um aumento do risco de infeção»

«Apesar de 1,9 mil milhões de mulheres em todo o mundo estarem em idade menstrual – passando em média 65 dias do ano a lidar com o sangue menstrual -, existem poucos estudos de qualidade que comparam os produtos higiénicos», revelou a autora deste estudo, Penelope Phillips-Howard.

O objetivo é resolver este problema «ao resumir o conhecimento atual sobre fugas, seguranças e aceitação dos copos menstruais, comparando-o com outros produtos se possível». Em termos de fugas os resultados são semelhantes e «não foi detetado um aumento do risco de infeção», revela a autora do estudo. «Houve cinco casos de síndrome do choque tóxico (mas não há dados para perceber se o risco é maior ou menor em relação a outros produtos)», garante.

Os copos menstruais são uma opção segura

No mesmo estudo, cerca de 70 por cento das mulheres afirmam que, após saberem a forma correta de utilização, querem continuar a usar os copos menstruais.

Em conclusão, estudo da The Lancet Public Health mostra que os copos menstruais são uma opção segura, mas salienta a importância de existirem mais estudos sobre o tema.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda