Notícias

Como manter uma boa saúde oral em todas as idades

Redação
publicado há 1 mês
0

Um sorriso saudável é muito mais do que uma questão estética: é um reflexo do autocuidado e do bem-estar de quem sorri. No entanto, quando o assunto é cuidar dos dentes, a maior parte da nação ainda tem muito que aprender: mais de 65% dos portugueses adultos têm dentes em falta, enquanto quase 100% das crianças entre 5 e 10 anos têm cáries nos dentes

A boa notícia é que manter a saúde dentária em dia é mais fácil do que parece. Saiba aqui como manter um sorriso branco, saudável e feliz em qualquer idade. 

As Raízes da Boa Saúde Dentária

Por trás de dentes perfeitamente perolados, existem três pilares fundamentais, transversais a todas as idades: uma higiene bucal adequada, uma alimentação saudável e, acima de tudo, visitas regulares ao dentista. Boa parte dos portugueses pecam neste último requisito: apenas 60% vão ao dentista anualmente, o que explica a ampla variedade de problemas dentários, das crianças aos idosos. 

Já a parte da higiene oral envolve um conjunto de hábitos. Dentre eles, os mais importantes são a escovagem regular (ao menos três vezes ao dia), utilização de fio dentário, elixires orais e escovagem da língua. Mesmo com tanto cuidado, ainda é necessário visitar o dentista de vez em quando, pelo menos duas vezes por ano.  

No entanto, só isto não é suficiente: é preciso também cuidar da alimentação, evitando alimentos açucarados ou ácidos (como bebidas alcoólicas e refrigerantes). É possível reforçar a saúde dentária consumindo alimentos ricos em cálcio e vitaminas, em especial, derivados do leite, vegetais e frutas. 

Cuidados na Infância

Os dentes de leite são substituídos por definitivos entre os 11 e 13 anos de idade, mas é neles que uma saúde dentária sólida começa. Nessa fase, é essencial aplicar flúor regularmente e remover a placa bacteriana entre dentes próximos com auxílio do fio dentário. Além disso, os pais devem observar os hábitos de uso da chucha, já que o uso prolongado pode deformar o alinhamento dos dentes. 

Durante a fase de dentição mista (dos 6 aos 11 anos), os pais devem observar eventuais problemas de mordida e alinhamento que podem causar problemas mais graves no futuro. A qualquer sinal de problema, recomenda-se visitar um ortodontista o quanto antes, já que estes problemas são mais fáceis de resolver nesta idade. Naturalmente, as crianças devem escovar os dentes supervisionadas pelos pais, até que aprendam a forma correta.

Desafios da Terceira Idade

Na terceira idade, os cuidados orais requerem adaptações específicas, incluindo visitas ao odontogeriatra. Além dos dentes, é fundamental cuidar da higiene das próteses, que devem ser mantidas em ambiente protegido e revistas periodicamente por um ortodontista, para eventuais ajustes.  

A perda de cálcio é comum nesta faixa etária, o que reforça a necessidade de uma alimentação adequada e rica em nutrientes. Em caso de dores ou sangramento, recomenda-se procurar um odontogeriatra ou ortodontista imediatamente; o cuidado deve ser redobrado para idosos acamados. 

Sorriso Saudável Não Tem Idade

A manutenção daquele branco impecável das estrelas de cinema envolve uma jornada contínua de autocuidado e atenção, fundamentais em qualquer etapa da vida. Desde os primeiros dentes até os cuidados com as próteses na terceira idade, um sorriso confiante passa tanto pela rotina diária de higiene quanto de dentistas, ortodontistas e outras especialidades. 

Os números em Portugal podem parecer alarmantes, mas o caminho que deve ser percorrido é bem simples: a combinação eficiente de hábitos saudáveis e cuidado clínico. Apenas esta combinação é capaz de manter todos os dentes em seus devidos lugares, alinhados e perolados como devem ser. Sem dúvida, um sorriso confiante e altivo pode abrir muitas portas.   

Siga a Crescer no Instagram

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda