Educação

Como atenuar a entrada do seu filho para a escola pela primeira vez?

Redação
publicado há 2 semanas
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Ano novo vida nova. Para as educadoras este lema começa em setembro e não em janeiro.

Está a começar um novo ano letivo e com ele vêm mais dúvidas e inseguranças para os pais, principalmente para aqueles cujos filhos vão para a escola pela primeira vez. Esta nova fase pode ser vivida com alguma angústia e nervosismo por pais e filhos. Normalmente noto que as mães ficam mais ansiosas que os pais.

Deixo aqui algumas dicas que podem fazer a diferença.

  • Se for possível, coloque a criança num colégio onde tenha referências. Ou onde trabalhe alguém que conhece, ou onde já andou algum filho de alguém que conhece.
  • Visite o novo colégio do seu filho. Observe os diferentes espaços que tem e tente perceber se são adequados às idades de cada criança. Veja o tipo de brinquedos e de materiais existentes na sala que o seu filho irá frequentar, se as cadeiras de papa têm cinto ou se existe um bacio para cada criança. No caso de ser bebé, tente perceber se existem daqueles sapatos descartáveis para entrar na sala.
  • Conheça a nova educadora e a nova auxiliar do seu filho. Em todos os colégios que conheço e que considero bons, sejam privados ou IPSS, a educadora faz uma reunião privada com os novos pais de forma a conversarem um pouquinho e ficarem a conhecer a criança que vão receber.
  • Se o seu filho tem um boneco favorito, não hesite em levá-lo nos primeiros tempos. A criança precisa de se sentir segura e o facto de ter com ela um objeto que lhe pertence ajuda-a a sentir-se mais “em casa”.
  • Faça uma adaptação. Não comece logo por deixar a criança na escola de manhã à noite. Tente que vá um ou outro dia só uma horinha, depois uma manhã, e depois até depois de almoço. Se conseguir uma semana para fazer esta adaptação é o ideal.
  • Converse com a criança sobre este novo acontecimento da sua vida. Conte-lhe algumas das suas melhores experiências sobre a escola. Explique que o irmão mais velho, ou primo, ou outra criança qualquer que tenha como referencia já anda na escola.
  • Esteja tranquila!!! Esta é difícil, certo?? Até para mim que sou educadora. Por muito nervosa ou ansiosa que esteja não deixe isso passar para a criança. Mostre-se feliz e entusiasmada com esta nova etapa.
  • Atenção às despedidas. Não fique muito tempo na sala, nem saia às escondidas. Dê um beijinho, deseje um “bom dia” e diga que o vai buscar mais tarde.
  • Se a criança começar a chorar (é possível) não volte para trás. Eu sei que parece impossível de fazer, mas se voltar uma vez a criança vai esperar que volte sempre e vai chorar cada vez mais. Acredite que quando se for embora a educadora (ou a auxiliar) vai dar muito colinho e passado pouco tempo já vai estar a brincar com os novos colegas.
  • Combine com a educadora ou auxiliar ligar nos primeiros dias a saber como a criança ficou.

 

 

Texto: Catarina Garcia no blogue O nosso, as dele e os dos outros

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda