Alimentação

Está a pensar comer os restos do Natal? Saiba o prazo de validade dos alimentos

Redação
publicado há 3 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Natal é alegria, família, amor e muita, mas mesmo muita comida. Se está a pensar comer os restos da consoada, tenha muito cuidado. É importante perceber como é que esses alimentos podem ser conservados e em quantos dias devem ser ingeridos.

A nutricionista e colaboradora da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Daniela Cierro, em entrevista à Casa Vogue, explica que os cuidados com os alimentos começam antes mesmo do preparo.

A especialista defende que os alimentos devem ser ingeridos e até 30 minutos desde que vão para a mesa. Há quem tenha o hábito ou tradição de deixar a mesa posta de um dia para o outro. Mas isso é um erro. As sobras devem ser sempre guardadas no frigorífico e em recipientes de vidro e não de plástico. É mais higiénico e não há risco de ficar com o cheiro e o gosto da comida. O plástico tem ainda bisfenol, que é tóxica quando aquecida.

LEIA TAMBÉM: 6 truques para resistir aos doces de Natal que levam para o trabalho

Peru

Se está a pensar comer os restos do peru que sobram da ceia de Natal tome especial atenção. Daniela Cierro recomenda que se asse o peru normalmente como costuma fazer, mas dividi-lo em duas partes: a que vai ser comida na primeira refeição e a que vai para o ou os dias seguintes. Neste último caso deve guardar logo no frigorífico.

O peru só deve ficar à mesa durante o tempo da refeição. Se o deixar ficar desde que se senta à mesa até se levantar, o cozinhado pode ficar alterado. Depois de guardado no frigorífico, o peru deve ser consumido em até três dias.

Bacalhau

Os cuidados com o bacalhau são os mesmos que tem com o peru. Depois de confecionado esta iguaria tão típica do Natal deve ir para o frigorífico. Este peixe deve ser consumido nas 24 horas seguintes.

LEIA AINDA: 8 coisas que nunca deve pôr no micro-ondas

Rabanadas

É um dos doces mais típicos do Natal. E sabia que devem ser guardadas no frigorífico? A rabanada leva leite e ovos e, por isso, depois de ser frita, deve ir para o frio. Uma vez no frigorífico, guardadas num recipiente fechado, podem ser consumidas em até três dias.

Saiba ainda qual o prazo de validade da maionese, do arroz e de algumas sobremesas aqui.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda