Saúde

Candidíase: Como prevenir a infeção que afeta 75% das mulheres

Redação
publicado há 2 semanas
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A candidíase, também conhecida por candidíase vaginal ou candídiase vulvovaginal, afeta cerca de 75 por cento das mulheres, em alguma fase da vida, e em 20 por cento dos casos pode ser silenciosa.

Na maioria das mulheres afetadas, esta infeção vaginal revela sintomas facilmente identificáveis como são exemplo: comichão vaginal, dor durante as relações sexuais, dor ou desconforto ao urinar e um corrimento vaginal anormal.

Leia também: 7 situações em que deve ir imediatamente ao ginecologista
Quais são as causas?

A candidíase é uma infeção vaginal causada por um fungo com o nome de «candida». Este fungo vive normalmente no nosso organismo mas, por vezes, pode multiplicar-se e causar uma infeção. Esta infeção ocorre quando há uma alteração da flora natural da vagina que propicia o crescimento da candida.

Prevenir a candidíase

Estes são os cuidados que deve seguir para prevenir o aparecimento desta infeção vaginal.

– Use uma roupa interior adequada;
– Vestir roupa íntima de algodão pode ajudar a reduzir a probabilidade de contrair uma infeção por fungos. O algodão é um tecido respirável, não absorve o calor nem a humidade e, por isso, ajuda a manter a zona íntima seca;
– Evite roupa muito justa;
– Certifique-se de que os seus jeans, saias, collants e roupas íntimas são confortáveis. Se estas peças de roupa ou lingerie estiverem muito justas, aumentam a temperatura do corpo e a quantidade de humidade na zona íntima, condições que favorecem a probabilidade de desenvolver uma infeção fúngica vaginal.

Saiba mais sobre este tema, no site da revista Maria.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda