A pequena Matilde, que sofre de atrofia muscular espinhal tipo 1 e completou sete meses no passado dia 12, tem feito progressos e já consegue sentar-se, além de estar mais mexida. Esta foi uma revelação feita pelos pais nas redes sociais.
«Tenho estado bem, já fico mais tempo sem ventilação e estou cada vez mais ativa e com mais força, todos os dias faço exercícios com a mamã e já aguento mais tempo sentadinha, consigo segurar melhor o pescoço e olhar para cima», escreveram Carla Martins e Miguel Sande, em nome da menina, na página de Facebook, Matilde uma bebé especial.
Bebé Matilde já vai “andando” pela casa
A menina tomou o Zolgensma, medicamento mais caro do Mundo, em agosto e foi operada duas vezes à cabeça, em setembro. «Tenho consulta de cirurgia, para a Dra. ver como está a válvula e se tudo se mantém como esperado», lê-se na mesma publicação.
https://www.facebook.com/320629462202840/videos/2422492454690688/
E há mais… Matilde vai «fazer um raio-X à bacia» e consultar a fisiatra «para saber os resultados.»
Contacto com os irmãos ainda são reduzidos
Limitadas continuam a ser as visitas em casa e o contacto com os irmãos, mas ainda assim, os pais, sempre em nome da menina, revela: «Já vou “andando” pela casa. Ontem estive um bocadinho com a mamã na cozinha», concluem.
