Gravidez

BBme by Joana Teles: A marca que foi criada a pensar no conforto e elegância das grávidas

Filipa Rosa
publicado há 4 semanas
0
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

São muitas as mulheres que não sabem o que vestir na fase mais avançada da gravidez. A barriga cresce e aquela roupa larga que está esquecida no armário, ou guardada para esta ocasião, parece ser a única salvação. No entanto, nem todas as peças largas são femininas, elegantes e confortáveis.

Foi a pensar no conforto e elegância das grávidas que nasceu a BBme by Joana Teles, uma marca especializada em roupa de maternidade. O site Crescer entrevistou a sua criadora.

Para quem não sabe, as peças desta marca são desenhadas pela própria Joana Teles, apresentadora da RTP. São selecionadas as melhores matérias primas e criadas peças originais e evolutivas para que acompanhem as grávidas nos nove meses mais bonitos e transformadores da sua vida. «Uma grávida tem de se sentir elegante, bonita, orgulhosa do seu estado e, acima de tudo, mulher! Foi para todas as grávidas que se querem sentir assim, que eu criei a BBme!», diz a apresentadora, que também lançou uma coleção especial para a família, e ainda mantinhas quentes para bebés.

Tudo começou no final de 2012 quando estava a apresentar o «Há Conversa», um programa de entrevistas intimistas que apresentava na RTP Memória. «Estava grávida e usava um vestido cheio de botões à frente. Comecei a entrevista com os botões todos abotoados e a meio tive de começar a tapar o vestido com os cartões do programa, pois começaram a abrir. A barriga cresceu naqueles minutos. Cheguei a casa a matutar na necessidade de ter roupa que se adaptasse e de uma forma muito intuitiva comecei a desenhar roupa que gostava de usar», recorda a apresentadora do programa «Aqui Portugal», da RTP1.

Joana Teles guardou esses desenhos numa gaveta durante três anos. Foi nessa altura que decidiu ganhar coragem e avançar com um sonho que estava por realizar. O nome da marca foi muito fácil de encontrar. «No início de 2015 decidi pôr em prática o projeto, passar os desenhos para os tecidos e em abril lancei a BBme by Joana Teles. BBme (lê-se Bibi mi) de Baby & Me. O nome apareceu em segundos porque queria um nome que revelasse o que uma mulher sente nos nove meses de gravidez. Uma ligação única entre si e o seu bebé», explica.

Todas as peças são pensadas por si, fruto da sua criatividade. «Tenho de me conter muito entre o que a minha imaginação me dá, entre aquilo que é exequível e entre aquilo que é vendável. As grávidas queixam-se sempre que nunca têm roupa gira e pensada para elas, mas quando chega a oportunidade de compra, pensam logo que são só nove meses. Tento combater esta natural dualidade de pensamento com roupas evolutivas e de qualidade superior, para que possam usar as peças na gravidez, pós-parto e amamentação», conta aquela que não se limita a criar roupa confortável e elegante. O objetivo é passar uma mensagem de amor e carinho, serenidade e confiança, numa das melhores fases da vida de uma mulher.

«Procuro que as peças reflitam muito o amor que cresce dentro de uma grávida e que elas sintam vaidade na sua condição. Considero a gravidez o expoente máximo da feminilidade e usarem roupas que as favoreçam contribui muito para a auto-estima e recuperação física de uma grávida. Quando ela se sente bem com o seu corpo e com as suas novas curvas, está mais feliz e o seu bebé também sente isso. Não há necessidade de usar a roupa de sempre em versão XXL, por isso mesmo a minha linha está cada vez mais alargada, para que as minhas clientes saibam que encontrarão sempre as peças certas para a sua gravidez.»

Qual o principal objetivo das mensagens que quer passar com estas peças? «Sobretudo que sintam que há uma marca que nasceu a pensar nas grávidas e no seu bem-estar, valorizando-as. Neste setor, o que importa é vender massivamente, mas eu não penso assim. Acredito num produto diferenciador, que embora represente um nicho, é um produto de grande qualidade, completamente feito em Portugal, original, criativo e com peças de edição limitada. Gosto que as minhas clientes se sintam especiais porque é assim que as vejo», refere.

Conforto, versatilidade, bem-estar e afirmação são alguns benefícios que Joana Teles indica ao comprar os seus produtos. «As minhas peças são exaustivamente estudadas e criadas para dar o máximo conforto a quem as usa, de forma a que acompanhem a evolução da gravidez e das novas formas da grávida. Como recorro aos melhores materiais, as peças podem ser usadas no pós-parto e amamentação, funcionando assim como um bom investimento. Como o design procura valorizar a gravidez, recorro muitas vezes ao humor e a frases motivacionais para compor e diferenciar as peças da BBme by Joana Teles. Quase todas as minhas clientes eternizam a sua gravidez em sessões para grávidas e usam sempre as minhas peças. Esta ligação extravasa o uso comum da roupa. Confere-lhe um cunho muito emocional e especial e isso deixa-me muito realizada.»

Segundo a apresentadora da RTP, o feedback das pessoas tem sido positivo. «Maravilhoso! Tenho um feedback espetacular das minhas clientes, que voltam na segunda e terceira gravidez e tenho a amiga da amiga que procura a BBme by Joana Teles por ter sido recomendada. Esta é a melhor publicidade. De tal forma que 2019 será um ano revolucionário para o projeto e que trará muitas novidades!», revela Joana.

Apesar de ter confiança no seu projeto, Joana não esperava ter tanto sucesso. Só no Facebook já ultrapassou os 74 mil seguidores. «Honestamente não esperava. Procurava fazer a diferença neste meio, muito focada num produto altamente diferenciador e especial mas fui e continuo a ser muito surpreendida pela positiva. Acabei por criar um clube de BB Mommys, tal o feedback que recebo, pois as minhas clientes partilham as suas fotos e experiências com as peças da BBme by Joana Teles.»

O blogue do site também cresceu. «É uma espécie de ponto de encontro das mamãs. É inevitável o crescimento da marca e 2019 será um grande ano!», diz, sem querer avançar mais novidades.

As t-shirts/camisolas com frases ou design alusivo à gravidez são o coração da marca e são sempre as peças mais desejadas. Como mãe, a apresentadora revela quais são os artigos mais especiais para si. «Gosto de todos, já que pensei em linhas que abrangessem a maternidade/amamentação/roupa para mãe e bebé e a linha da família. Quando as clientes entram no site encontram peças para a vivência da sua gravidez e da sua família e a isto eu chamo ser abrangente e vestir a felicidade», afirma.

O sucesso da BBme by Joana Teles atingiu o mercado internacional logo com a primeira coleção, surpreendendo a sua criadora. «A minha primeira venda internacional foi para Macau, fiquei atónita na altura! Hoje continuo a ter muito cuidado na forma como comunico e vendo as peças da marca, mas a expansão nacional e internacional está cada vez mais presente e consistente.»

A melhor recompensa para Joana é a reação das suas grávidas quando se cruzam com ela na rua vestidas com as suas peças. «Fico muitíssimo feliz! A cereja no topo do bolo é quando as grávidas vêm pedir para tirar uma fotografia comigo. Sinto mesmo que percebem que mais do que comprar roupa, adquiriram uma peça muito especial, feita com todo o carinho. Aproveito sempre para conversar com ‘as minhas grávidas’ sobre a sua gravidez e pedir-lhes feedback do uso das peças. Só assim se cresce. E esta relação que estabeleço com elas é única, especial e grande parte do sucesso da BBme by Joana Teles.»

Feliz e realizada, agradece a vida que tem e tudo aquilo que tem conseguido construir. «O carinho que recebo alimenta-me muito. Como viajo muito profissionalmente, noto que as pessoas reagem e manifestam-se de forma diferente. Nos grandes centros urbanos olham, comentam e lá dão um sorriso, nos outros locais fluem as selfies, as conversas, os beijos e os abraços. Tenho muita sorte em ter tanto mimo do grande público.»

E haverá novidades para breve? «A linha vai crescer, vai ser mais abrangente, o site vai ter cara nova e até a forma como o produto chega a casa das clientes vai ser mais diferenciador. A gravidez é uma experiência única e ter uma peça da BBme by Joana Teles também o é e será. Mas há mais novidades… para descobrir muito em breve!»

Informações úteis:

Site: BBme by Joana Teles

Facebook BBme by Joana Teles

Instagram BBme by Joana Teles

Blogue BBme by Joana Teles

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top