Saúde

Barriga: Quando volta ao normal depois da gravidez?

Redação
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Se acabou de ter um bebé e já está preocupada que nunca mais vai vestir aquelas calças de ganga dos tempos de solteira, não pense nisso.

Recorde-se que o seu corpo passou por muitas modificações nos últimos nove meses: a barriga cresceu, a coluna modificou-se para acomodá-la e ganhou mais gordura corporal.

Não é só porque o bebé saiu da sua barriga que as coisas voltarão a ser como eram em apenas alguns dias. Dê a si mesma um prazo de cerca de nove meses (como se fosse mais uma gravidez), caso o seu objetivo seja voltar ao que era antes.

O parto resulta na perda imediata de mais ou menos cinco quilos – aqui estão incluídos o bebé, a placenta e o líquido amniótico.

Como o recomendado durante uma gestação saudável é engordar em média cerca de nove quilos (para uma mulher que tem o índice de massa corporal normal), é fácil chegar a uma conclusão: tenha paciência com o seu corpo.

Além disso, perder cinco quilos de uma só vez vai deixar a barriga com aspeto flácido. Não se esqueça que a pele e os músculos também precisam de um tempo para voltar ao lugar.

Após o nascimento do bebé, o corpo produz hormonas que atuam sobre o útero, para que este volte ao tamanho normal.

Acresce ainda o facto de que todas as células que incharam durante a gestação começam agora libertar líquido, que é excretado sob a forma de urina, suor e secreções vaginais.

Amamentar ajuda a perder calorias

 

O útero, que fica com quase um quilo no final da gravidez, demora cerca de seis semanas para pesar os habituais 60 gramas se estiver amamentar (durante este processo o corpo liberta a hormona oxitocina, que estimula a contração do útero).

Amamentar é aconselhável para retomar a forma física: a produção de cerca de 850 ml de leite por dia gasta em média 750 kcal, quase o mesmo que uma hora de ginástica aeróbica.

Nos primeiros meses após o parto, se estiver a amamentar, esqueça as dietas restritivas: inclua mais alimentos nutritivos no menu diário e corte com as gorduras.

 

ORGANIZAÇÃO PRECISA-SE!

 

É claro que a rotina das mães com recém-nascidos não é nada tranquila, mas tente organizar-se nos primeiros meses para fazer caminhadas leves e alguns exercícios em casa, para tonificar a musculatura.

Além de ajudar a emagrecer, essas atividades ajudam também a afastar a depressão pós-parto. Pode fazer atividades físicas leves duas ou três semanas depois de um parto normal e quatro a seis semanas após uma cesariana, mas nunca se esqueça de aconselhar-se antes com o médico.

Soluções como a drenagem linfática e as caminhadas são importantes na perda de peso. Manter uma postura correta é outro facto a ter em conta. A mulher depois da gestação deve obrigar-se a recolher a barriga, de forma a reforçar a musculatura abdominal.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda