Agenda

Associação Portuguesa de Fertilidade lança concurso que junta a Fertilidade à Arte

Redação
publicado há 1 mês
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

No âmbito das celebrações das Semana Europeia da Fertilidade, que se assinala entre 4 e 10 de novembro, a APFertilidade lança o concurso FERTILID’ART em conjunto com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP), e que conta com o apoio da farmacêutica Merck.

O concurso FERTILID’ART é um conceito que procura incentivar e promover valores emergentes de diferentes áreas artísticas, tendo em vista a sensibilização para o tema da Fertilidade por via da expressão artística.

Qual o objetivo deste projeto?

Este é um projeto que pretende desafiar os estudantes das instituições de ensino, FBAUL e FBAUP, das áreas da Pintura e Escultura a fazerem uma representação do universo da Fertilidade, que vai desde a conceção, fertilização, desafios de infertilidade, processo de gravidez, gestação ou até mesmo os estados emocionais associados a todo o processo.

A Presidente da APFertilidade, Cláudia Vieira, afirma ser «com grande orgulho que a Associação Portuguesa de Fertilidade anuncia o lançamento deste projeto, que consideramos ser uma forma muito fresca e inovadora de abordar o tema da fertilidade que como sabemos é uma questão que cada vez mais se levanta em casais jovens que querem ser pais.»

Leia também: Stress causa infertilidade: Verdade ou mito?

As inscrições no concurso já estão a decorrer e podem ser feitas pelos alunos que frequentem as instituições de ensino parceiras do projeto. A avaliação das obras e anúncio dos vencedores será feita no início de 2020, com data a ser anunciada posteriormente.

Serão premiados os três melhores trabalhos nas áreas de Pintura e Escultura e o valor do primeiro prémio é de 1750 euros. Farão parte do júri membros da Associação Portuguesa de Fertilidade, das Faculdades de Belas-Artes de Lisboa e Porto e da farmacêutica Merck, uma empresa de ciência e tecnologia que está a apoiar o projeto.

Leia ainda: Associação Portuguesa de Fertilidade lança revista digital

Pedro Moura, Managing Director da Merck Portugal, relembra que «com o apoio da Merck, já nasceram mais de 2,7 milhões de bebés em todo mundo.» «A aposta neste projeto, que pretende sensibilizar a população portuguesa para a temática da Fertilidade, reforça o nosso compromisso em querer continuar a Ajudar a Criar mais Vidas», acrescenta.

«Com o FERTILID’ART, que acreditamos que vai ajudar a aumentar a sensibilização de toda a população para este tema, queremos também continuar a colocar na agenda a urgência da efetivação dos apoios necessários para que muitos casais realizem o seu sonho de ter uma família», reforça Cláudia Vieira da APFertilidade.

Não pode perder: Ciência vence infertilidade: Conheça casos reais que são verdadeiros milagres!

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Eurostat, em 2050, Portugal será o país mais envelhecido da União Europeia.

Entre as principais causas que justificam esta previsão está uma quebra histórica das taxas de fertilidade.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda