Recém-nascido

As melhores dicas para cuidar do recém-nascido

Redação
publicado há 4 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Leia o artigo de opinião da Dra. Catarina Silva, Dra. Dina Velez e Dra. Sandra Santos, todas farmacêuticas, com algumas dicas para cuidar de um recém-nascido.

Finalmente temos o nosso bebé nos braços! E a sensação não podia ser melhor. Agora é aproveitar todos os momentos para criar laços, sendo o momento da higiene um dos mais importantes. Sigam alguns dos nossos conselhos para vos auxiliar nos cuidados do recém-nascido e poderem usufruir da melhor forma dos vossos bebés.

O banho

O banho deve ser uma experiência alegre e tranquila. A melhor altura é à noite, antes da última refeição, ou de manhã. O material essencial consiste na toalha, na esponja (opcional), nos produtos de higiene e, claro, na banheira, que deve estar corretamente apoiada e segura. Os produtos de higiene devem ser delicados e adaptados à pele sensível do bebé. Deve, ainda, ter por perto o creme de muda da fralda, a fralda, o creme hidratante, o pente/escova e a roupa. A temperatura da água é fundamental, podendo usar um termómetro de banho para verificar que se encontra entre os 35 e 37ºC.

Antes de colocar o bebé na banheira deve retirar a fralda e limpar os resíduos de fezes e urina. Já na banheira, deve seguir uma ordem, das zonas mais limpas para as zonas mais sujas – começando com os olhos e o rosto, seguindo-se a cabeça, passando depois ao tronco e membros e terminando nos genitais. Tenha o cuidado de ter o bebé corretamente apoiado nos seus braços e nunca o deixe sozinho na banheira.

Terminado o banho, seque o bebé sem esfregar e desinfete o coto umbilical. Aplique de seguida o creme hidratante de rosto e de corpo. Este último pode ser aplicado com uma massagem que, além de ser um momento de relaxamento do bebé, ajuda a aliviar as cólicas. Coloque o creme de muda da fralda e a fralda, e vista o bebé, para que não arrefeça.

Cuidados do coto umbilical

Muitas mamãs têm receio de mexer e limpar o coto umbilical, pensando que podem magoar o bebé. No entanto, a limpeza não é dolorosa e é importante para prevenir infeções. Deve ser feita uma vez por dia no banho, tendo o cuidado de secar com compressas esterilizadas. Ao colocar a fralda, o coto deve ficar de fora para estar exposto ao ar e secar devidamente. A queda do coto umbilical ocorre geralmente na primeira semana de vida, mas pode demorar até à terceira semana.

Muda da fralda

Esta etapa pode ser uma verdadeira aventura. Deve ter à mão um produto de limpeza (idealmente, água ou óleo de limpeza), compressas não esterilizadas, um creme de muda da fralda e fraldas. As fraldas descartáveis são mais práticas e mais higiénicas.

No caso de existir eritema da fralda, a chamada “assadura”, aplique uma pomada com vitamina A, pantenol e/ou oxido de zinco, para regenerar a pele. Para prevenir as “assaduras” a fralda deve ser mudada sempre que esteja suja.

Existem dois produtos a evitar na muda da fralda: os toalhetes e o pó talco. Os toalhetes, apesar de ser muito práticos, contêm substâncias mais agressivas para a pele do bebé. Como tal, devem reservá-los para situações pontuais, como viagens e passeios. O pó talco, para além de provocar alergias, forma grânulos quando se mistura com a urina que maceram a pele do bebé.

Aproveite estas dicas para tornar os cuidados do seu bebé em momentos agradáveis para os dois.

Texto: Catarina Silva, Dina Velez e Sandra Santos, Farmácia Madragoa

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda