Notícias

Alunos de ensino profissional vão deixar de fazer exames para entrar na universidade

Redação
publicado há 4 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou esta terça-feira, 23 de abril, no parlamento, que o Governo, «em diálogo com as instituições e após discussão com o conselho nacional do ensino superior», está a «conceber uma 3.ª via» de acesso ao ensino superior para os alunos do ensino profissional – para além do concurso nacional de acesso, que obriga a exames nacionais a disciplinas fora dos seus currículos, e dos cursos superiores profissionais (CTESP).

«Mas não é para ter mais provas, foi essa a grande inovação face ao sistema que esteve em discussão e que os próprios institutos politécnicos solicitaram que não fosse posto em prática. É fazer concursos locais usando apenas as aptidões, as competências e as notas que eles têm no seu percurso profissional à semelhança do que se passa com os alunos do científico humanístico, que não fazem mais nenhum exame. São os seus exames na via científica e humanística que lhes dão acesso ao ensino superior», disse Manuel Heitor aos deputados.

Como será a admissão?

Os concursos locais terão ainda que ser registados na Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e só depois serão definidas as vagas alocadas em cada instituição, que, segundo explicou o ministro à Lusa à saída da audição, deverão ser fixadas em 10 por cento a 15 por cento do total de vagas no concurso nacional de acesso, mas o processo de decisão só deve ficar fechado em meados de maio.

No final de março o jornal Expresso avançou que o Governo estava a preparar alterações ao regime de acesso ao ensino superior para os alunos do ensino secundário profissional com efeitos já no próximo ano letivo, para permitir que estes alunos – que têm planos curriculares específicos dos seus cursos mais práticos e profissionalizantes – possam entrar num curso superior sem fazer exames nacionais.

Saiba mais sobre este tema no Portal de Notícias Impala.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda