Alimentação

Alimentação no Primeiro Ano de Vida

Redação
publicado há 7 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Desde o início da gravidez, a alimentação surge como uma das principais preocupações, para garantir que o bebé recebe todos os nutrientes essenciais ao seu bom desenvolvimento.

Depois do nascimento, esta preocupação mantém-se e divide-se por dois. Durante os primeiros seis meses, o alimento ideal para o bebé é o leite materno. Como tal, durante a amamentação, a alimentação da mamã é crucial, de forma a fornecer os nutrientes necessários ao bebé através do leite.

Assim sendo, a dieta da mãe deve seguir as regras habituais – deve ser equilibrada, incluindo fruta, legumes, carnes brancas, peixe e reduzindo a ingestão de gorduras e carnes vermelhas.

Alimentos a evitar

Mas é importante saber que deve evitar alguns alimentos, por alterarem as características do leite materno. Alguns desses alimentos podem alterar o sabor, como os brócolos, vários tipos de couve, o pepino, o pimento, a cebola e o alho. Outros podem provocar reações alérgicas no bebé – leite e citrinos. O chocolate e as leguminosas têm tendência a aumentar os gases intestinais e a provocar diarreia.

A escolha do leite

Infelizmente nem todas as mamãs têm possibilidade de amamentar. Nessa situação pode recorrer aos leites de fórmula, indicados dos 0 aos seis meses.

A partir dos seis meses, a maior parte das mamãs já não produz leite suficiente e com os nutrientes necessários para suprir as necessidades alimentares do bebé, sendo importante suplementar com os leites de fórmula indicados a partir dessa idade. Estes diferem do leite de vaca nas quantidades dos nutrientes, contendo menos proteína e mais ácidos gordos essenciais, ferro e vitamina D.

A reduzida quantidade de nutrientes e o risco de alergia às proteínas do leite da vaca tornam-no inapropriado antes dos 12 meses. Existem ainda alguns leites específicos, para prevenir algumas situações desconfortáveis para o bebé. Os leites parcialmente hidrolisados, designados HA, são indicados para bebés com risco de desenvolver reações alérgicas.

Os leites anti-regurgitação (AR) são mais espessos e contêm menos gordura, de forma evitar o “bolsar”. Os leites anti-obstipação (AO), que são ricos em pré e probióticos, ajudam a normalizar o transito intestinal. Os leites sem lactose são recomendados para bebés intolerantes à lactose ou em situações de diarreia.

Na preparação do biberão, siga as recomendações incluídas na embalagem do leite ou as indicações do pediatra.

Introdução de novos alimentos

E chega finalmente a fase de introduzir novos alimentos. Deve fazê-lo em pequenas doses e com intervalos de uma a duas semanas entre cada alimento novo. Pode começar pelas papas e frutas, passando depois às sopas, carne, peixe e legumes. Na confecção, deve utilizar pouco azeite e não adicionar sal ou açúcar, optando inicialmente por alimentos cozidos e posteriormente estufados e assados.

A partir dos oito meses, o bebé já pode fazer uma refeição completa composta por sopa, prato e fruta. A textura dos alimentos deve ser progressivamente menos homogénea para desenvolver a mastigação. Por último, deve evitar, como em todas as fases da vida, os alimentos processados e com elevado teor de açúcar.

Seguindo estas “regras” e as indicações do pediatra, a alimentação permitirá o bom desenvolvimento do bebé, que compreende três áreas que se coordenam e interligam – desenvolvimento físico e motor, psicológico e cognitivo e social e emocional.

Em cada mês, observamos as diferenças e a evolução. O bebé vai ganhando mais força muscular e começa a agarrar objetos e a tentar movimentar-se, vai reagindo aos sons e aos rostos, interage e palra e exprime as suas necessidades e emoções através do choro, dos movimentos e sons. É durante o primeiro ano de vida que aprende a sorrir, a brincar e a comunicar!

Texto: Dra. Catarina Silva, Dra. Dina Velez e Sandra Santos, Farmácia Madragoa

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda