Notícias

Agenda Solidária 2019 do IPO reúne testemunhos emocionantes de personalidades

Filipa Rosa
publicado há 1 semana
0
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

No ano em que o IPO celebra 95 anos foram várias as personalidades que aceitaram o convite da instituição para escrever uma história de um acontecimento marcante das suas vidas. Os testemunhos podem ser lidos na Agenda Solidária 2019, cujas receitas revertem a favor do IPO.

No lançamento da agenda, que este ano tem o tema da «Celebração», estiveram presentes a escritora Alice Vieira, o político Marques Mendes e o selecionador português de futebol Fernando Santos, que contribuíram para a edição deste ano.

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, escreveu com o «coração», recordando a doença da mãe, que tem sido acompanhada no IPO. «É uma unidade fantástica, servida de excelentes profissionais que fazem um trabalho muito difícil e extraordinário. Tratam da minha mãe há muitos anos. Sei o trabalho que fazem e não podia deixar de aceitar o convite. Falo com o coração. É um livro cheio de textos interessantes e o meu deve ser o mais fraco», afirmou.

«Era impossível encontrar uma razão para não aceitar. Tenho um sentimento muito profundo de gratidão porque há 14 anos que a minha mãe é acompanhada aqui. É tremendo, porque o que é bom são as pessoas. Além dos serviços, onde não há nada a apontar, o bom são as pessoas», referiu Fernando Santos.

João Oliveira (diretor clínico), Alice Vieira, Luís Marques Mendes e Fernando Santos (Imagem: Tito Calado)

 

Luís Marques Mendes faz revelação inédita

Até então ninguém sabia da situação delicada que marcou a vida de Luís Marques Mendes e que envolve a sua filha. O político não hesitou em aceitar o convite para deixar um testemunho forte sobre algo que ainda mexe com ele. «Foi um momento difícil da nossa vida que não desejo a ninguém. Vi o valor da solidariedade, dos médicos, dos enfermeiros, de muito boa gente…», referiu na apresentação da agenda.

Foi no início de 2014 que a filha Ana, na altura com 27 anos, entrou em coma de forma inesperada. «Parecia impossível. Uma normal constipação que, reprimida com a medicação recomendada, se cura habitualmente numa semana, dava lugar, neste caso e em poucos dias, a uma infeção pulmonar galopante que desafiava a própria vida», lê-se no seu testemunho.

Durante duas semanas a situação manteve-se «delicada», mas tudo acabou bem.

Alice Vieira recorda cancro da mama «sem dramas»

Não é novidade que Alice Vieira sobreviveu a um cancro da mama quando tinha 46 anos. No seu testemunho, a escritora recorda o dia em que foi submetida a uma mastectomia «radical», a 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, de 1988. No evento falou do assunto «sem dramas», «porque a vida tem de ser sempre, sempre festejada.»

«Aprendi nesta casa que não posso dizer que estou curada, mas sim controlada», referiu aquela que teria, na altura, dois ou três anos de vida, segundo os médicos. «É bom poder dar um testemunho positivo às pessoas. O medo do diagnóstico atinge muita gente. Gostava que esta agenda fosse muito vendida. O IPO precisa de todos!»

António Barreto (sociólogo), Carlos Fiolhais (professor universitário), Cristina Ferreira (apresentadora), Eduarda Abbondanza (estilista), José Gameiro (psiquiatra), Júlia Pinheiro (apresentadora), Laurinda Alves (jornalista), Maria Antónia de Almeida Santos (deputada) e Pedro Abrunhosa (músico) completam a lista de personalidades que partilharam uma história sobre um acontecimento das suas vidas que fazem questão de festejar, no ano em que o IPO comemora 95 anos.

Esta edição, que tem ilustrações de Marta Torrão, reverte para a construção de um novo hospital de dia de oncologia e de hematologia, melhorando as condições do espaço onde os doentes adultos fazem quimioterapia em regime de ambulatório.

Com a venda da Agenda Solidária IPO 2017, o IPO angariou perto de 50.300 euros, que foram investidos no Serviço de Pediatria. Em 2018, o IPO Lisboa angariou mais de 46.200 euros, que foram aplicados na nova Unidade de Transplante de Medula, cujas obras já estão em curso. Somadas as duas edições, as vendas da Agenda Solidária IPO ascenderam os 35.000 exemplares.

A agenda está disponível nas livrarias e grandes superfícies (PVP 13,90 euros).

Depois da apresentação da Agenda Solidária 2019 seguiu-se uma visita guiada ao serviço de oncologia, onde alguns doentes estão internados. Foram distribuídos cachecóis da seleção nacional e muitos abraços, sorrisos e palavras de esperança.

 

Veja as fotos na nossa galeria!

Fotos: Tito Calado
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda