Alimentação

O açúcar no Halloween e as crianças

Redação
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Fique a par de uma receita da nutricionista Cláudia Maranhoto, para que as crianças passem um Halloween com poucas calorias.

O costume importado dos EUA, da comemoração do Halloween, tem vindo a substituir a nossa comemoração do Dia de Todos os Santos. A tradição em Portugal, é de, no dia de Todos os Santos, as crianças saírem à rua e pedirem de porta em porta, o Pão por Deus.

Hoje, as crianças saem na noite do Halloween e dizem “Doçura ou Travessura”, com o propósito de ganhar guloseimas, chegando a casa com o saco cheio de doces, que obviamente irão comer.

Nunca época em que tanto se fala da obesidade infantil e das consequências para a saúde das nossas crianças, este hábito não vem ajudar nos propósitos de melhorar a qualidade da alimentação infantil. Podemos pensar que é apenas um dia e que não deveremos ser tão fundamentalistas.

É mais um dia, demasiado rico em gordura e açúcar

No entanto, não é apenas um dia, é mais um dia, demasiado rico em gordura e açúcar, gorduras trans, sal, cheio de alimentos processados, que aumentam fortemente esta tendência, crescente, da obesidade nas crianças, o colesterol, a diabetes e a hipertensão. Os hábitos de consumo de açúcar das crianças portuguesas, têm aumentado, assim com as referidas doenças e a saúde dos pequenos é um assunto urgente.

Neste sentido, claro que um dia destes tem importância e devemos ser, sim, cuidadosos também com esta “nova” tradição em Portugal. Ainda vamos a tempo. As crianças gostam da aventura de sair, de usar as máscaras e de tocar às portas a pedir. Não importa, muitas vezes o que recebam, se doces ou se outra oferta, desde que se divirtam.

Qual a solução possível?

Uma solução possível, será a de recuperar o que acontecia quando se pedia o Pão por Deus. Nessa altura, as crianças recebiam pão, broas, bolinhos, romãs, nozes, amêndoas, castanhas e seguiam contentes na mesma. O espírito da brincadeira, é estarem juntos a fazer uma atividade diferente dos outros dias do ano.

Outras sugestões poderão ser também, gomas de fruta sem açúcar, pipocas de microondas que coloca em pequenos sacos de papel, bolos caseiros, pão de passas feito em casa, barras de cereais caseiras, que pode cortar em cubinhos e envolver num papel bonito, etc.

A tradição pode voltar a ser o que era!

 

Receita de barras caseiras para o Halloween

Ingredientes:
– 100 gramas de frutos secos
– 10 a 12 unidades de tâmaras secas ou figos secos
– 1 colher de sopa de cacau cru
– 1 colher de sopa de manteiga de amendoim ou outro fruto seco
– 1 colher de sopa de sementes de chia e outra de abóbora
– pitada de sal

Preparação:
Picar um pouco os frutos secos e as tâmaras ou figos e levar ao processador a triturar. Juntar os restantes ingredientes e triturar até obter uma mistura heterogénea deixando alguns elementos parcialmente triturados para manter crocância.

Deitar a mistura num pirex ou tabuleiro retangular ou quadrado, forrado com papel vegetal de cozinha. Prensar a mistura no fundo da taça, alisando-a e deixando cerca de 3 centímetros de altura. Levar ao frigorífico cerca de uma hora para endurecer um pouco.

Retirar a massa com o papel para uma superfície plana e cortar em formato de barras ou cubos. Também pode barrar a parte superior com chocolate derretido, de teor elevado de cacau, e salpicar com pedacinhos de amêndoa ou noz.

Colocar no frio até ser altura de oferecer às crianças.

Texto: Nutricionista Cláudia Maranhoto

Clínica Mais Bem Estar Viseu, Parceira Fitness Hut – Grupo VivaGym

 

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda