Família

Acabaram as férias? Siga estas dicas e volte ao trabalho sem stress

Redação
publicado há 2 semanas
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A psicóloga Vera de Melo deixa sete dicas para regressar à rotina tranquilamente.

O início do mês de setembro significa para muitos o regresso ao trabalho, às obrigações e à rotina e, com isso, frequentemente, chega também o que vulgarmente se designa de “depressão pós-férias”, a dificuldade de concentração, dores de cabeça e de barriga, culminando na diminuição da produtividade. No pior cenário, a ansiedade por voltar à empresa começa mesmo nas férias, pondo em causa o período de descanso. Para um regresso com total tranquilidade, a psicóloga clínica Vera de Melo deixa sete dicas:

Encarar o regresso com naturalidade

É importante aceitar que é natural estar ansioso com o regresso à rotina. Sintomas como a dificuldade em adormecer e acordar, baixa concentração e défice de produtividade nos primeiros dias de trabalho são marcos da readaptação e não devem ser hipervalorizados. O choque inicial é algo esperado e natural.

Minimizar

Não sermos rígidos e inflexíveis connosco próprios e não exigir de nós o que não podemos dar. Aceitar que é preciso tempo para se ajustar às novas rotinas, de forma a que a produtividade atinja os níveis habituais.

Não querer ser super-herói

Não tentar colocar tudo em ordem no primeiro dia. É humanamente impossível. É importante entrar em funções com o foco certo, pois essa atitude permitirá a realização das tarefas com eficácia e a um ritmo esperado.

Planear e definir prioridades

Analisar as tarefas em função da urgência e da sua importância. Decidir o que fazer no imediato, o que pode esperar e o que pode ser delegado. Desta forma, vão sendo cumpridas as obrigações sem que haja uma constante tensão.

Aproveitar as pausas e socializar

Avivar a memória com experiências positivas do trabalho, reforçar o espírito de equipa e permitir que o cérebro recupere do esforço efetuado. Aproveitar para contar o que se fez nas férias e ouvir as experiências dos colegas.

Não ser saudosista

As férias acabaram, mas o tempo de lazer não. Existem fins de semana, folgas e momentos do dia em que não se trabalha. Estas pausas são perfeitas para dedicar às atividades que mais gostamos, pelo que devemos encarar o fim das férias apenas como o início de outros momentos bons que estão para vir.

Focar-se no presente, no trabalho e no que ele simboliza

Pensar no que de positivo traz o trabalho e valorizá-lo. Não esquecer que é a nossa ocupação que nos faz sentir preenchidos, úteis e ativos ao longo do ano.

Seguindo estas dicas, o regresso ao trabalho será encarado de forma serena e tranquila, reduzindo a ansiedade que lhe está associada.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda