Educação

A lista de TPC de uma escola de Oeiras que está a impressionar a Internet

Redação
publicado há 1 semana
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Ano após ano várias escolas preparam as férias de verão dos alunos e passam listas intermináveis de trabalhos de casa que acabam por ocupar grande parte do tempo disponível que estes têm para aproveitar esta época do ano.

É também nesta altura que muitos pais e encarregados de educação se unem para discutir esta situação com os profissionais encarregues pelas aprendizagens dos mais pequenos.

A escola que muda mentalidades

No entanto, há uma escola em Paço de Arcos, a Escola Básica Maria Luciana Seruca, que apanhou os pais desprevenidos com a interminável, mas impressionante lista de TPC que passou aos seus alunos.

Segundo contou uma mãe ao blogue de Júlia Pinheiro, esta estranhou o facto do filho ainda não ter falado sobre os trabalhos de casa que teria para fazer durante o verão. Como tinha de ir à escola tratar de questões relacionadas com a renovação da matrícula, Marta procurou a professora e perguntou se não haveria TPC para as férias.

Foi então que a professora lhe entregou uma lista com várias tarefas para a criança fazer durante os próximos três meses. «Ah…afinal sempre vai ter trabalhos para fazer nas férias, pensei», referiu Marta que pensava que o filho não teria nada para fazer durante as férias.

«Fiquei agradavelmente surpreendida»

O primeiro item da lista surpreendeu Marta, mal sabia esta encarregada de educação que as restantes iriam ser ainda mais interessantes de desenvolver junto da criança. «Quando li e percebi de que se tratavam os trabalhos, fiquei agradavelmente surpreendida com esta iniciativa de valorizar as férias e o descanso dos alunos, privilegiando o lazer e as atividades em família», referiu.

Na opinião de Marta «existe um objetivo subjacente de continuação de aprendizagem camuflada em atividades de aparente brincadeira», concordando com esta abordagem levada a cabo pela escola de Paço de Arcos.

«Concordo totalmente com a estratégia. Julgo que as férias são para descansar! Fiz questão de que o meu filho percebesse a sorte que tem, comparativamente com outros meninos que, muitas vezes, recebem um livro inteiro de fichas para fazer nas férias!»

Saiba, em baixo, qual a lista que está a impressionar o país. E já agora… pode seguir o exemplo com os seus filhos!

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda