Alimentação

8 coisas que nunca deve pôr no micro-ondas

Filipa Rosa
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Quem vive sem um micro-ondas em casa ou até no trabalho? Aquece, descongela e «salva» muitas refeições (aquelas sobras que até ficam mais apuradas no dia seguinte). Este é um dos eletrodomésticos mais úteis, mas nem tudo pode ser colocado dentro dele. O site Crescer alerta-o para os alimentos e materiais proibidos, segundo o site Delish, especializado em alimentação:

Ovos inteiros

Não deve cozer ovos no micro-ondas, devido ao calor que o aparelho gera muito rapidamente. O vapor acaba por acumular-se dentro do ovo, fazendo com que se parta. Resultado? Micro-ondas todo sujo…

Água

A água não deve ser aquecida, nem muito menos fervida, no micro-ondas, porque não se formam as bolhas que a ajudam a arrefecer. Vai acabar por sobreaquecer e, se estiver dentro de um copo ou recipiente de vidro, este poderá partir-se.

Carne congelada

Quem nunca se esqueceu de retirar a tempo do congelador a carne que vai cozinhar ao jantar? Há quem opte por «salvar» a refeição descongelando a carne no micro-ondas, mas evite fazê-lo. Isto, porque as bordas do bife costumam ficar cozinhadas demais enquanto o interior continua congelado. Esta distribuição desigual do calor poderá provocar o aparecimento de bactérias, prejudicando a sua saúde. Por isso, seja mais cuidadoso e descongele sempre a carne durante a noite, passando-a do congelador para o frigorífico.

Papel de alumínio

Ainda há quem desconheça que é completamente proibido colocar papel de alumínio no micro-ondas, independentemente da quantidade. Existem fortes probabilidades de provocar um incêndio.

Fruta fresca

Há inúmeras razões para não colocar fruta fresca no micro-ondas. Sabia que as uvas podem explodir? No entanto, poderá desidratar algumas peças de fruta com variadas técnicas que encontra na Internet.

Piri-piri

Nem tente! O piri-piri aquecido no micro-ondas vai arder os seus olhos e a sua garganta assim assim que o abrir.

Sacos de papel

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos desaconselha o uso de sacos de papel dentro dos microondas, por «não serem sanitários» e porque podem «provocar um incêndio ou libertar vapores tóxicos».

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda