Alimentação

6 truques para resistir aos doces de Natal que levam para o trabalho

Filipa Rosa
publicado há 1 mês
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Resistir aos doces já é difícil. Mas no Natal a tarefa torna-se quase impossível. E não é só em casa. No regresso ao trabalho são muitas as pessoas que levam iguarias que sobraram da Consoada. Maria Gama, do blogue Põe-te na Linha, ensina-lhe a dizer ‘não’.

Para a nutricionista, «não faz sentido andar a comer tudo a torto e a direito “só porque é natal” ou “só porque alguém levou para o trabalho”. As coisas têm de valer a pena! Não vale a pena comer só por comer!»

Maria Gama criou o projeto Põe-te na Linha com o objetivo de partilhar dicas de alimentação saudável, truques para começar e continuar a praticar exercício físico, bem como diversas receitas que ajudam a ter uma alimentação saudável.

LEIA TAMBÉM: ATENÇÃO! 3 hábitos que o fazem engordar ao fim de semana

«O açúcar é um ingrediente que se consumido em excesso está associado à presença de diversas doenças. O açúcar aumenta a probabilidade de excesso de peso, obesidade, diabetes entre outras doenças. Por isso mesmo, temos de controlar ao máximo a quantidade de açúcar que ingerimos diariamente e termos sempre presente que este ingrediente se encontra na maioria dos produtos que consumimos diariamente, e não apenas nos bolos ou sobremesas», afirma a nutricionista, que faz questão de deixar algumas dicas para se manter afastado dos doces.

Faça várias refeições ao longo do dia

A sua fome estará mais controlada e será mais fácil que não fique cheio de fome com vontade de “comer tudo”. Se não o fizer é bem mais provável que lhe apeteça um alimento menos saudável, principalmente ao fim da tarde, quando chega a casa. Tente fazer sempre entre a cinco a seis refeições. Ideias de snacks, aqui.

Almoce bem!

Se comer apenas uma sopa e uma peça de fruta é provável que comece a ter fome rapidamente e com vontade de um “chocolatinho” ou uma bolachinha! Se precisa de ideias para as suas marmitas, veja aqui. Caso os seus almoços sejam fora, veja aqui algumas dicas de como manter uma alimentação saudável.

LEIA AINDA: Cardo mariano: A planta medicinal que melhora a digestão e a função hepática

Arranje estratégias saudáveis para colmatar a vontade do doce

Normalmente tenho maçã sempre cozida… É só aquecer, juntar canela e já está! Pode fazer o mesmo com banana ou com pêra. Uma banana esmagada com canela é só… ótimo! Quando lhe apetecer um doce, pense e depois aja… Por vezes essa vontade dá mais à tarde, por isso mesmo, lanche logo.

Faça sobremesas em casa substituindo alguns ingredientes

Se juntar um iogurte natural com manga e triturar fica “mousse de manga”. Pode utilizar alguns temperos que ajude a adocicar as sobremesas, como por exemplo canela. Algumas dicas para fazer sobremesas mais saudáveis, aqui.

Se for ao café peça logo um pão para o lanche

Faz com que não caia na tentação de pedir um doce ou um alimento menos saudável. Além disso, tente ficar de costas para a vitrine. Ir ao café não significa fazer asneiras! Se costuma ir lanchar ao café, veja aqui como fazer escolhas saudáveis.

Não tenha doces em casa

Se souber que tem um chocolate na despensa, é muito mais fácil que à noite (quando está relaxado e a descansar de um dia de trabalho), vá lá “roubar” um quadradinho. Se não tiver esse tipo de alimentos em casa acaba por não os comer! Não coloque a hipótese de “se alguém vier cá a casa”… Se tal acontecer ofereça umas torradas e um chá.

Anote ainda 12 alimentos que não podem faltar na sua casa para ser saudável:

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda