Alimentação

5 truques para controlar a vontade de comer no Natal

Filipa Rosa
publicado há 8 meses
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Dezembro é o mês mais crítico do ano, não só para a carteira, mas principalmente para o nosso corpo. Com o Natal chega o convívio com a família, os pratos e as iguarias típicas desta época. A nutricionista Maria Gama, do projeto Põe-te na Linha, deixa alguns truques para o ajudar na noite da Consoada.

Fracione refeições

Termos as refeições definidas e organizadas, de forma a estarmos ´bem alimentados´ faz toda a diferença. Ou seja, fazer todas as refeições desde manhã até à hora de almoço/jantar faz toda a diferença. E porquê? Porque não chegamos cheios de fome às refeições! Se formos com muita fome para um jantar em que vai haver entradas ou sobremesas é bem mais fácil que queira a sobremesa do que se estiver controlado(a). Por isso mesmo, é importante que tentem fazer isso. Nestes dias tem de fazer todas as refeições, tentando então não estar mais de três horas a três horas e meia sem comer!

Coma bem

Quem gosta muito de sobremesas de certeza que muitas vezes pensa: vou comer pouco à refeição para depois aproveitar as sobremesas! Mas o importante é tentarmos pensar ao contrário, ou seja, comer bem à refeição para que depois não lhe apeteça uma grande quantidade de sobremesas e em quantidades exageradas.

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Dê ideias

Apesar de todas as iguarias que temos à mesa, porque não optar também por algumas entradas ou pratos mais saudáveis? Podemos ter o queijo curado em cima da nossa mesa, mas podemos também ter um queijo fresco. Podemos fazer um queijo fresco com tomate cherry para a entrada. Quem sabe, espetadas de fruta para a sobremesa. E claro, uma salada ou legumes para acompanhar todas as refeições principais.

Levante-se

Pode parecer estranho, mas ajudar. Por vezes, levantar-se e ir arrumar a loiça faz com que não fique a olhar para todas as sobremesas que estão em cima da mesa. Por vezes, acabamos por comer as sobremesa porque estão mesmo à nossa frente e não porque gostamos.

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Piloto automático

Se não é para ser, não é! Ou seja, defino muito bem na minha cabeça como é que vai ser a minha semana e se há jantares pelo meio e ´quando´ é que me faz sentido optar por este tipo de alimentos. E digo-vos já, dá-me muito mais prazer ao fim-de-semana, ao pé da minha família e/ou amigos, do que durante a semana só porque sim. No entanto, não é só porque é fim-de-semana que o faço! Por isso mesmo, nestes dias , pensem o que é que vos faz sentido comer e não comam só porque sim. Valorizem esse momento, desfrutem e saboreiem.

Exercício

Quando fazemos exercício físico ficamos com mais energia, mais bem dispostos e com menos vontade de tantas asneiras. Apesar de ser natal, podemos definir que vamos andar 30 minutos todos os dias. Não é preciso fazê-lo durante horas, mas podemos apenas definir umas pequenas caminhadas.

 

Anote ainda 12 alimentos que não podem faltar na sua casa para ser saudável:

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