Preocupamo-nos com o coração, motor do organismo, preocupamo-nos com a coluna e articulações, essenciais à nossa postura ereta, então… porque não preocuparmo-nos, diariamente, com o maior órgão do nosso corpo?
A epiderme é, de longe, o maior órgão do corpo humano, ocupando uma área de, aproximadamente, 7500 cm², no caso de um adulto, e correspondendo a cerca de 16% do seu peso, razão mais do que suficiente para lhe dedicarmos a atenção que a sua importância merece.
A importância de cuidar da pele diariamente
Mais do que um método ou uma série de passos a seguir, uma rotina de skincare (ou, mais concretamente, skincare coreana, que abordaremos mais à frente) é uma filosofia diária de autocuidado que vai ajudar-nos a promover a saúde da nossa pele, tornando-a mais luminosa e nutrida.
Para que isso seja possível, o skincare deve fazer-se valer de produtos específicos para o nosso tipo de pele que, por sua vez, têm de ser aplicados numa determinada ordem para poderem responder às nossas necessidades.
Fazendo uma rotina de skincare diária completa vai, assim, ajudar-nos a manter o equilíbrio natural da nossa pele, dando-lhe uma aparência mais jovem e, acima de tudo, mais saudável.
5 motivos para começar uma rotina de skincare
Ao dedicarmos uns minutos do nosso dia a uma rotina de skincare, vamos, entre outros, poder colher os seguintes benefícios:
-
Proteger a nossa pele contra agentes agressores: uma boa rotina de skincare ajuda o maior órgão do corpo humano a proteger-se contra os raios UV nocivos, toxinas e poluição ambiental;
-
Prevenir problemas de pele: acne, oleosidade, secura e outros problemas de pele podem ser mitigados com um cuidado diário da nossa pele;
-
Mitigar os sinais de envelhecimento: ao apostarmos consistentemente numa rotina diária de skincare, vamos conseguir mitigar os efeitos do envelhecimento, nomeadamente, de rugas, manchas de idade e linhas finas;
-
Melhorar o acabamento da maquilhagem: com um bom skincare, estaremos a melhorar a textura da pele e a prepará-la para receber os produtos de maquilhagem, garantindo, dessa forma, um melhor acabamento e durabilidade da mesma;
-
Aumentar a nossa confiança: uma pele mais saudável e luminosa faz maravilhas pela nossa autoestima e confiança.
Como escolher os produtos certos para a sua rotina?
Diversidade é coisa que não falta na área dos produtos de skincare, mas, para podermos colher o máximo de benefícios do cuidado diário da nossa pele, devemos prestar atenção a alguns fatores-chave. Entre eles, os principais são:
Textura
Para peles oleosas, aconselhamos a utilização de produtos de skincare mais leves e suaves, como um sérum ou um “oil free”, ao passo que se a pele for seca ou normal, devem entrar ao serviço texturas mais hidratantes que podemos encontrar em cremes ou loções.
Ação
Esta parte corresponde à ação que um determinado produto exerce quando é aplicado na nossa pele.
Assim, em função das características da pele, podemos necessitar de um produto com ação anti-idade e/ou tratamento (manchas, olheiras, acne, cicatrizes, etc.).
Em caso de dúvida, o melhor a fazer é consultar um dermatologista.
Fórmula do produto
Os princípios ativos presentes num dado produto de skincare são o “medicamento” que vai ajudar a tratar e cuidar da nossa pele, por isso, é aconselhável que estes estejam em consonância com as necessidades da epiderme.
Nesse sentido, é importante que, antes de comprarmos um produto para o cuidado diário da nossa pele, verifiquemos a lista de ingredientes que o compõem, até por uma razão de saúde, dado que podemos ser alérgicos a um ou mais componentes.
Dicas práticas para começar hoje mesmo
Se ficou convencida com os benefícios de uma rotina de skincare e quer começar hoje mesmo a cuidar da sua pele, tome nota destas dicas:
-
Depois de acordar e lavar a cara, limpe a pele em profundidade com água tépida e seque o rosto em vez de o esfregar. Além disso, uma limpeza profunda vai ajudar a controlar um eventual excesso de oleosidade, a gerir o pH e a refrescar a pele;
-
Aplique um tónico em linha com o seu tipo de pele para remover resíduos, hidratar e aumentar a luminosidade;
-
Embora os cremes sejam sempre uma boa opção, os séruns são produtos mais leves e permitem uma absorção mais rápida (entre um e dois minutos) e profunda dos ingredientes ativos pela pele;
-
Melhore a saúde da pele à volta dos olhos com cremes para contorno que, na prática, irão ajudá-la a prevenir sinais de envelhecimento, a combater olheiras e olhos inchados e a simplificar a aplicação de maquilhagem;
-
Escolha um creme de dia adaptado às características da sua pele e aplique-o de forma a garantir uma hidratação total ao longo do dia e proporcionar-lhe proteção contra os raios UV (se tiver fator de proteção solar, de preferência superior a 30) e radicais livres, para que sirva de base à maquilhagem e de reforço da barreira cutânea.
O que é que distingue a skincare coreana?
Estivemos, até ao momento, a falar de uma skincare que podemos catalogar como “ocidental”, mas há uma nova tendência que está a revolucionar a forma como olhamos para os cuidados diários com a nossa pele: a skincare coreana.
Nos últimos anos, a K-pop, o cinema e as séries coreanas invadiram as nossas televisões, trazendo consigo peles luminosas e impecáveis que nos deixaram hipnotizados com a sua beleza.
É aqui que entra, então, a skincare coreana.
Mais do que um simples cuidado diário, a skincare coreana é uma filosofia estética que tem por fim manter a pele saudável e jovial, independentemente da idade, através de produtos fortemente hidratantes.
Ao contrário do que acontece na Europa, uma pele bronzeada e demasiado brilhante é sinónimo de sujidade na Coreia.
Na península coreana, procura-se tratar a pele de modo a deixá-la com um aspeto “orvalhado” e “sóbrio” que sirva de base perfeita para a aplicação posterior de maquilhagem que, por sua vez, é uma importante ferramenta de afirmação pessoal e social.
Depois da BTS, a banda de K-pop mais famosa do mundo, e do premiado filme “Parasitas”, agora é a vez dos produtos de skincare coreana chegarem a Portugal e revolucionarem a saúde da nossa pele.