Histórias Online

1,2,3 já conto até três!

Histórias Online
publicado há 8 anos
0

É mais um momento de palmas e sorrisos rasgados quando o nosso pequenino aprende a contar até três! Mais um momento que o nosso coração se derrete de felicidade (e o dos avós). O nosso bebé começou por dizer «tes» após a nossa contagem «1,2…» e de repente já é capaz de dizer «um, dois, três»! Efetivamente ele não sabe nessa altura contar até três!

Ele sabe sim, porque memorizou dizer três palavras seguidas! E sabe que ficamos felizes quando o faz. A noção de quantidade no cérebro deles vem mais tarde. Mas é um dia memorável – como mil outros na nossa vida com eles. Devemos bater palmas? Sim! Devemos fazer festa? Sim! Memorizaram três palavras!

Mas não se iludam com os números. Eles têm todo o tempo para aprender os números para os relacionarem e operarem quando chegarem ao 1º ciclo. Nesta fase há muitas outras coisas a desenvolver para melhorar o raciocínio matemático deles… e não passa por saber os números.

Com o passar do tempo, os números tomarão o seu lugar e quando pelos 4/5 anos a noção de quantidade começa a ser adquirida, aí interessa dar um bocadinho de atenção aos números, mas só mesmo um bocadinho. Ensinar a escolher seis lápis de cor, a colocar na mesa três colheres de sopa, a arrumar quatro carrinhos na mesa… Todo o restante mundo que os números trazem com eles, fica para o 1º ciclo.

Mas agora que o pimpolho já diz 1,2,3. Vamos usar esta técnica a nosso favor.

A técnica do 1,2,3

 

Já que eles percebem que o três é o último de uma sequência de passos, porque não usarmos essa contagem quando chegar a hora de arrumar os brinquedos?

Ou quando os chamamos e não acatam de imediato? Ou quando percebemos que a birra está prestes a iniciar? Aproveitem para contar até três e ao três terão de ter os brinquedos arrumados. Terão de estar ao nosso lado. Terão de ter terminado a birra…

Ensinem os vossos filhos a ligar o que sabem e o que aprendem às situações do dia a dia. Concretizar, na fase em que estão (3-6 anos), é muito importante. O cérebro deles precisa de trabalhar no concreto, assim nas cabecinhas deles tudo faz mais sentido. Isto, nesta idade, será sempre importante para o raciocínio matemático deles se desenvolver mais enriquecido.

Pela positiva (prefiro sempre este lado) podem brincar com eles e contar até três para se esconderem, podem contar até três para correrem para o vosso colo, podem contar até três para vos darem mais um abraço… e tantas, tantas outras ideias.

Com esta dica não esqueçam que a técnica do 1,2,3 pode ser utilizada desde que eles sabem repetir estas três palavras, até… enquanto for útil!

 

Texto: Inês Cruz, autora do blogue Inês Ferreira Cruz

Siga a Crescer no Instagram

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda