Bebés/Crianças

10 regras importantes para transportar crianças em segurança

Redação
publicado há 1 mês
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A organização britânica Child Seat Safety realizou um estudo que comprova que duas em cada três crianças não viajam corretamente num carro. Estes número problemáticos não estão apenas relacionados que a não utilização da cadeira obrigatória, mas de outros erros que também podem ter consequências graves em caso de acidente.

Conheça 10 regras para preservar a segurança das crianças em viagens de carro:

1 – A cadeira tem de ser adequada ao peso e altura

Não é só utilizar uma cadeira qualquer. Segundo os especialistas, é importante escolher uma cadeira autorizada e adequada ao peso e medida de cada criança. Isto deve-se porque cada uma delas é desenhada para proteger zonas específicas do corpo das crianças, ou seja, se as dimensões forem desadequadas pode até prejudicar ainda mais em caso de acidente.

2 – A fixação tem de estar bem feita

Uma regra que não pode ser esquecida é a leitura atenta das instruções na cadeira para a instalar em conformidade. Para além disso deve sempre verificar se esta se encontra bem presa ao banco. Com a evolução dos veículos surgiu o Isofix, um método que torna este processo mais fácil.

LEIA TAMBÉM: Segurança Rodoviária Infantil: Saiba como colocar o seu filho corretamente no ovo e na cadeira

3 – O cinto de segurança não pode ter folga

Não tenha receio de apertar o cinto de segurança. Caso tenha demasiada folga, as crianças podem tirar os braços para fora, o que pode originar consequências graves em caso de colisão.

4 – O banco traseiro são os mais seguros

As crianças devem sempre viajar no banco de trás. Segundo o responsável pelo Desenvolvimento de Segurança da Seat, os bancos traseiros “são de longe os mais seguros. Por isso é onde as crianças devem sempre viajar”.

É um facto, que o banco do copiloto está preparado para instalar sistemas de retenção de crianças. No entanto, apenas se deve recorrer à sua utilização em casos excecionais. Se o fizer não se esqueça de desativar o airbag do banco do pendura, que por norma, se encontra ou no porta-luvas, ou na lateral do tablier.

5 – A cadeira deve estar instalada em contramarcha

De acordo com os especialistas as cadeiras dos grupos 0 e 0+ são desenhadas para serem colocadas em contramarcha. Esta medida é importante porque, em caso de colisão frontal, o pescoço do bebé não suporta o peso da cabeça, o que pode originar lesões graves.

LEIA AINDA: Como se deve usar o cinto de segurança durante a gravidez?

6 – Os procedimentos devem ser todos respeitados mesmo em viagens curtas

Por vezes, certos pais dão pouca importância a viagens, como por exemplo, de casa à escola. É importante que mesmo nestes trajetos mais curtos se respeite todos os procedimentos.

7 – Casacos e mochilas devem ser tirados antes de entrar no carro

Alguns pais deixam as crianças com os casacos vestidos e mochila às costas quando a viagem é pequena. Contudo, isto está a aumentar a folga entre o corpo e o cinto, o que pode impedir o bom funcionamento do mesmo.

8 – Não se esqueça que os filhos seguem o exemplo dos pais

Uma das questões mais importantes é dar o exemplo. Grande parte dos hábitos aprendidos pelas crianças são coisas que observaram os pais a fazer. Tem de demonstrar que a segurança é o mais importante para todos os passageiros e utilizar sempre o cinto de segurança.

LEIA MAIS: Conheça o Guia de Segurança para Crianças, que destaca cadeiras auto

9 – Todos os objetivos devem estar no sítio certo, na bagageira

Se costuma deixar os brinquedos ou outro tipo de objetos no banco de trás, devia deixar de o fazer. Em caso de travagem brusca ou acidente podem tornar-se em autênticos projéteis. Estas coisas devem ser guardadas no sítio certo, ou seja, na bagageira.

10 – Em caso de acidente a criança não deve ser retirada da cadeirinha

Sempre que possível, as crianças devem ser retiradas do carro acidentado ainda na cadeirinha. Caso não o consiga fazer, nunca remova a criança pelos braços. Pode estar a causar-lhe ferimentos graves.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda