Saúde

10 doenças perigosas que pode apanhar numa piscina

Redação
publicado há 2 semanas
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Muitos aproveitam as temperaturas altas para se banhar nas piscinas. O que poucos sabem é que pode estar a pôr em sério risco a sua saúde. Saiba que doenças pode apanhar numa piscina.

Sabia que uma piscina normal pode conter 75 litros de urina? Assustador, certo? Mas é essa a conclusão de um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá. Isto aliado com uma higienização deficiente faz destes espaços um verdadeiro perigo para a saúde dos seus utentes. São muitas as doenças que podem ser apanhadas nas piscinas. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos enumera algumas.

Diarreia

Os vírus e as bactérias que provocam diarreia são a principal fonte de contágio nas piscinas. Os germes que causam diarreia conseguem sobreviver vários dias antes de serem eliminados pelo cloro. Para ficar contaminado basta engolir uma pequena quantidade de água infetada.

Micose

São infeções causadas por fungos que atingem a pele, unhas e cabelos. A micose ou pé-de-atleta é contagiosa e pode transmitir-se facilmente através do contacto pele com pele ou com superfícies e/ou objetos contaminados. As piscinas e os balneários são locais onde é frequente apanhar pé-de-atleta.

Giardíase

Um infeção intestinal causada por um parasita microscópico. Provoca sintomas como cólicas abdominais, flatulência, náuseas e episódios de diarreia. A maneira mais comum de se infetar com giardíase é engolir água contaminada.

Otite Externa

É provocada normalmente pela entrada de água no ouvido, associada a um quadro clínico de otalgia. Ocorre frequentemente após entrada de água no ouvido ou em situações de infeção de eczema do canal auditivo externo. É também conhecida como otite de surfista ou de mergulhador.

Legionella

Está geralmente presente em ecossistemas naturais de água doce e quente, como a superfície de lagos, rios, águas termais, tanques, mas também piscinas. A infeção ocorre por inalação (via respiratória) de aerossóis/gotículas contaminados pela bactéria, através dos chuveiros domésticos, torres de arrefecimento, sistemas de climatização, instalações termais, saunas e jacuzzis e que chegam aos pulmões.

Conheça as outras doenças aqui.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda