Bebés/Crianças

10 alimentos perigosos que podem sufocar uma criança

Filipa Rosa
publicado há 3 meses
0
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Os engasgos em crianças são uma das maiores causas de morte infantil. Cabe aos pais estarem em constante alerta, principalmente com os alimentos. Nem todos terão de ser retirados da alimentação dos seus filhos. Mas saiba como oferecê-los.

Até a criança completar os cinco anos, qualquer um dos alimentos que o site Crescer indica é altamente perigoso. Veja a lista:

Cerejas

Pode causar muitos sustos aos pais, como o testemunho que recebemos de uma mãe que salvou a filha de morrer engasgada com uma cereja. É perigosa por ser pequena, redonda e ter um caroço no meio. O ideal é partir ao meio e retirar o caroço antes de oferecer ao seu filho. Não se esqueça de deixar a tigela com cerejas longe dele!

LEIA O TESTEMUNHO: «Parti as costelas à minha filha para não morrer sufocada com uma cereja»

Salsichas

Apesar de não ser um alimento recomendado pelos pediatras, por ser processado, muitas são as mães que dão salsichas aos filhos. As crianças adoram. Mas há que ter cuidado, porque uma trinca maior na salsicha mal mastigada pode sufocar a criança, levando mesmo à sua morte. O ideal é partir aos bocadinhos para se poder comer tranquilamente.

Cenoura

É um dos alimentos altamente perigosos se não houver cuidado, pois é bastante dura para certas crianças mastigarem. A nossa dica é ralar a cenoura ou cozê-la até ficar bem macia.

Uvas

O ideal é oferecer aos seus filhos uvas sem graínha. São ligeiramente mais caras, mas compensa o esforço. Caso prefira as uvas normais, retire as graínhas antes de dar à criança e não as parta apenas ao meio. Cada uva deve ser partida em quatro bocadinhos.

Maçã

Não é só a maçã, mas todas as frutas mais duras são altamente perigosas para as crianças. O ideal será cozê-las e fazer uma espécie de puré. Se a criança já tiver a dentição quase completa, parta aos bocadinhos pequenos para não correr o risco de se engasgar.

Frutos secos

Nozes, amêndoas, amendoins e outros frutos secos devem ser evitados por serem muito pequenos e bastante duros. As nozes são as mais perigosas pelo seu formato e tamanho.

Pipocas

É um dos doces preferidos dos miúdos. No entanto, deveriam ser proibidos na infância, principalmente em crianças pequenas. Primeiro, porque não tem qualquer valor nutricional. Segundo, porque o tamanho e o formato das pipocas torna-as altamente perigosas. Há um grande risco das crianças se engasgarem.

Caracóis

Não dê caracóis com casca aos miúdos! É dos alimentos mais perigosos e a maioria dos pais relativiza, achando que os filhos já sabem comê-los. O ideal será sempre retirar o animal de dentro da casca e só depois oferecer à criança.

Chupas, gomas, pastilhas e rebuçados

No geral, nenhuma criança deverá comer este tipo de doces, por não terem qualquer valor nutricional. Ainda assim, é quase impossível de controlar a sua ingestão, principalmente em festas de aniversário. Cabe aos pais tentarem retirar estes alimentos da alimentação dos seus filhos, pois não imaginam o quão perigosos podem ser. Rebuçados e chupas são duros e difícil de mastigar. Se forem engolidos podem levar a criança à morte.

Azeitonas

Tal como as cerejas, as azeitonas são pequenas e têm caroço, tornando-as potencialmente perigosas para os miúdos. O ideal é cortá-las ao meio e retirar o caroço.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda