Bebés/Crianças

Sabia que as fitas na cabeça podem prejudicar a saúde da criança?

Redação
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Provavelmente nunca ouviu falar disto, mas o médico osteopata José Eduardo, professor do Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual, uma das melhores escolas do Brasil, deixa o alerta. As fitas na cabeça de bebés até 18 meses podem prejudicar a saúde da criança. Isto, porque o risco de refluxo gastroesofágico e insónia crónica é elevado.

«A sutura occiptomastoide pode sofrer uma compressão devido ao uso dessa faixa, o nervo vago (que comanda o sistema gastrointestinal) passa próximo deste local mais precisamente forame jugular e pode ter a sua função alterada, podendo gerar sintomas, daí o uso da faixa poder estar relacionado com os sintomas», explica nas redes sociais o especialista, que já atendeu inúmeras meninas com o mesmo sintoma e todas usavam fitas na cabeça.

José Eduardo acrescenta ainda que vários estudos já comprovaram que os ossos do crânio se movimentam e no bebé esse movimento é facilmente percebido. Quando um bebé nasce, todos os ossos do crânio são constituídos por um só tecido, a ossificação não está formada e isso permite uma flexibilidade articular imprescindível para o funcionamento de todo corpo.

Diversos fatores podem, segundo explica, alterar o movimento e a flexibilidade do crânio do bebê, um desses, é sem dúvida a faixa que as mães colocam nas meninas.

Sinais no seu bebé

É importante uma maior atenção por parte dos pais, pois o comportamento do bebé pode indicar se a faixa está a causar desconforto ou outros problemas no corpo:

  • O bebé movimenta-se muito para tirar a faixa
  • O bebé muda o comportamento e pode ficar inquieto ou sonolento
  • No dia em que usou a faixa dorme mal

Se verificou alguns destes comportamentos ou sinais,, procure um especialista!

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda