Gravidez

Quer engravidar? Tenha cuidado com a obesidade, o álcool e a má alimentação

Filipa Rosa
publicado há 2 meses
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O projeto de investigação do periódico The Lancet explorou a definição do conceito de «período de pré-conceção», que normalmente se refere aos últimos três meses antes do ato de conceber o bebé.

O estudo baseou-se em pesquisas já realizadas e na análise de mulheres de idades compreendidas entre os 18 e os 42 anos, no Reino Unido e na Austrália.

«O período de pré-conceção é uma altura crítica para os futuros pais, já que o seu peso, metabolismo e dieta podem influenciar o risco de desenvolvimento de doenças crónicas nos filhos», explica a professora e coordenadora do estudo Judith Stephenson, investigadora no University College London, no Reino Unido.

O facto de fumar, o consumo elevado de álcool e cafeína, a má alimentação e a obesidade durante a pré-conceção aumenta o risco de desenvolvimento de problemas cardiovasculares nos bebés, de doenças metabólicas, imunológicas e neurológicas, que se poderão manter em idade adulta.

Foram analisadas 509 mulheres durante o estudo. Conclusão? 96 por cento das mulheres apresentavam défices no consumo de alimentos com ferro e folato, quando já planeavam engravidar.

Alertar futuros pais e tentar mudar mentalidades deveria ser a principal prioridade nos centros de saúde e hospitais. O estudo foi realizado mesmo com esse propósito: aumentar a consciencialização acerca do que o período pré-gestacional requer a nível de saúde tanto dos homens e das mulheres que pretendem ser pais.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top