Histórias Inspiradoras

Histórias Inspiradoras: Mãe e filha deixam tudo para lançar marca de artigos para bebés

Redação
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Patrícia Afonso tem 33 anos, é licenciada em Relações Internacionais e mestre em Estratégia. Durante alguns anos trabalhou na área da segurança e defesa nacional e achou que iria ter uma carreira importante nessa área ou ser diplomata. «Sempre gostei de viajar e aprender novas línguas. Depois surgiu a oportunidade de ir trabalhar para uma multinacional na área do marketing e, como não via grande evolução na empresa anterior, decidi aceitar o risco. Não me arrependo, pois aprende-se muita coisa numa grande empresa. Mas depressa me apercebi que o meu futuro também não seria ali», começa por contar ao site Crescer.

Foi nessa altura que nasceu a By Mom, em 2015. «A marca surgiu de uma necessidade de repensar a minha vida e de uma vontade de fazer algo mais do que passar a vida num escritório onde se tem hora para entrar, mas nunca uma hora para sair e onde se vê a vida passar sem grandes objetivos concretizados. Por isso, decidi deixar a empresar e arriscar num projeto meu, que me desse a liberdade para criar e me permitisse ser quem sou», conta-nos. «Não era um sonho antigo. Na verdade, eu queria ser diplomata e viajar pelo mundo. Sempre pensei que a minha carreira seria com um cargo importante, mas percebi que a vida é muito mais do que isso e que podemos ser felizes de muitas maneiras.»

Patrícia nunca teve uma grande paixão pela costura. Nem nunca pensou seguir este caminho. Foi herdando esse gosto através da sua mãe, Teresa, que rapidamente se juntou ao projeto. «Costumo dizer que nem um botão sabia costurar quando comecei. Não sabia costurar e nunca pensei vir a fazê-lo pelo menos profissionalmente. A minha mãe sim, sempre costurou e era ela que fazia as roupas para as minhas bonecas quando eu era pequena», recorda sorridente. «Por isso fui fazer algumas aulas de costura com a Danny do Danny Russo Atelier de quem hoje sou muito amiga. Depois houve muita coisa que aprendi sozinha, sobretudo através da Internet mas também revistas.»

E onde vão buscar inspiração? «Tento sempre manter-me atualizada através de revistas e da Internet. O Pinterest é uma ótima fonte de inspiração, mas depois é sempre necessário dar o nosso toque pessoal e que caracteriza os nossos produtos. Não nos limitamos a imitar. Por uma questão de ética profissional não copiamos outras marcas, mesmo quando, por vezes, as clientes nos pedem. É uma opção nossa de não o fazer. Consideramos que a criatividade e a ética profissional são valores fundamentais no nosso trabalho», explica.

Para Patrícia, o feedback das pessoas é fundamental para continuar a trabalhar mais e melhor. Mas o que a deixa realmente feliz é a ligação que criou com as clientes mais antigas, aquelas que são sempre fiéis. «Costumo dizer que o melhor feedback que temos é continuar a falar e a fazer encomendas com clientes que o são desde o início. Clientes para as quais já fizemos o enxoval para o primeiro bebé e nos voltam a contactar para fazer mais produtos para o segundo e o terceiro bebé», conta-nos aquela que, em apenas três anos, já ultrapassou os 31 mil seguidores na página oficial de Facebook da By Mom.

«Temos tido um feedback muito positivo por parte das nossas clientes e é sempre muito gratificante receber as mensagens e perceber a felicidade delas ao receberem os nossos produtos e depois vermos as fotos dos quartinhos com os nossos produtos no meio de tanto amor e carinho. Muitas das nossas clientes vêm ter connosco por terem sido recomendadas por amigas ou família. Não há melhor publicidade que esta!»

Patrícia sempre acreditou no sucesso da marca, se não também não teria avançado com esta aventura. «Para ser sincera, eu sempre acreditei na By Mom. Desde o início. Mesmo quando, nos primeiros meses em que abrimos a página do Facebook e não vendíamos quase nada, porque ainda tínhamos poucos produtos, porque o Facebook ainda não era o que é hoje e porque as pessoas ainda tinham muito receio de fazer comprar online a uma pessoa que não conhecem. Mas eu sempre acreditei. Intuição e vontade de não baixar os braços. Nada acontece sem dedicação e sem trabalho», conta.

Quais são os artigos mais procurados e vendidos? «Podemos dizer que os têxteis para a cama de grades como os protetores, as colchas e as almofadas decorativas são dos mais procurados. Ultimamente também temos tido uma grande procura de ninhos, pois de facto, é um ótimo produto. As mamãs adoram e os bebés também!»

Atingir o mercado internacional é um objetivo destas duas mulheres de armas. «Sim, o mercado internacional é um objetivo. Já temos enviado várias encomendas para fora, sobretudo para países onde existem muitos portugueses a viver, como França e Suíça, por exemplo. Mas também já temos vendido para Itália e Espanha.»

Informações úteis

Blogue da By Mom

Facebook da By Mom

Instagram da By Mom

E-mail: [email protected]

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda