Bebés/Crianças

Como escolher a babysitter adequada para tomar conta dos seus filhos?

Redação
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Muitas vezes o processo de procura por uma babysitter é dispendioso, pois trata-se de encontrar uma pessoa de confiança para tomar conta das crianças, enquanto os pais têm que se ausentar.

No momento de contratação de uma babysitter, a construção da confiança relativamente ao seu trabalho, é um processo demorado e baseia-se na maior parte das vezes em recomendações de outros clientes que já trabalharam com a profissional e que resultou numa boa experiencia.

No entanto, existem situações onde surgem imprevistos na vida dos pais que os obrigam a ter que dar atenção aos mesmos e arranjar rapidamente alguém que fique com os filhos durante umas horas. Acelerar um processo que por si já requer algum tempo de pesquisa, acarretam alguns riscos, pois a profissional não só vai ter a responsabilidade de atender às necessidades da criança como vai fazer esse trabalho na casa do cliente.

No momento de escolha de uma babysitter adequada, e na falta de recomendações que possam indicar uma, existem outros fatores que têm influência na decisão final dos pais. São esses os seguintes:

Experiência profissional

São conhecimentos adquiridos no cuidado da criança. Quanto maior for a experiência, mais rápido será o tempo de resposta da profissional para atender a qualquer necessidade da mesma, como no caso de alguns acidentes domésticos ou em situações de mau comportamento. A experiência também permite que a babysitter saiba como lidar com diferentes tipos de personalidade, como por exemplo, uma criança mais tímida requer um maior cuidado e dedicação na construção da confiança entre as duas, e saberá, igualmente, cuidar de crianças de diferentes idades, nomeadamente bebés, onde é necessário ter conhecimento de como trocar fraldas, dar de comer, etc.

Formação

Uma formação com base na educação, indica que a profissional sabe estimular a criança a nível cognitivo, através de brincadeiras e jogos didáticos. Permite também com que ela possa ajudar a criança nos trabalhos de casa e nas questões escolares. Com uma formação adequada à profissão, a babysitter terá competências e conhecimentos teóricos mais aprofundados sobre a criança, até mesmo na área da saúde.

Carta de Condução

Este fator pode ser importante para o caso de ser necessário ir buscar as crianças à escola ou levá-las a alguma atividade extracurricular.

Ligação com a criança

É importante que na primeira interação da profissional com a criança, os pais observem o seu comportamento e se é criada alguma ligação. É necessário perceber se a profissional está à vontade com ela e vice-versa. A babysitter terá que ter um talento natural para lidar com crianças e tornar a experiência, proveniente desta relação, em algo positivo.

Características de uma babysitter

As características mais importantes numa babysitter são a paciência, pois quando a criança chora ou se porta mal, é importante que a profissional tenha paciência e que saiba minimizar a situação de uma forma controlada; tem que ser divertida, de forma a conseguir entreter a criança e criar brincadeiras estimulantes para a mesma; o sentido de responsabilidade, dado que não só vai estar a cuidar da criança como vai estar responsável pela casa e a flexibilidade, para o caso de haverem imprevistos na rotina dos pais, a profissional estará disponível para tomar conta dos pequenos.

Após a primeira observação do comportamento da profissional e de uma entrevista inicial, estas características começam a manifestarem-se ou não à medida que o trabalho for feito. Cabe aos pais perceberem e decidirem se a profissional tem as competências e as capacidades necessárias para fazer um bom trabalho.

Assim que for selecionada a babysitter, recomenda-se que se contacte sempre a mesma profissional, de forma a não expor a criança a muitas pessoas desconhecidas, o que faz com que esta se sinta menos à vontade.

Tendo em conta que o processo de escolha de uma babysitter deve ser ponderado, existem alguns sites online que podem ajudar nesse processo de escolha. A plataforma ProFindler, tem registadas várias babysitters que podem ser contactadas pelos pais.

Através de um sistema de avaliação, descrição sobre as mesmas, entre outras informações disponíveis, os pais podem navegar e escolher por entre os diversos perfis, sem perder muito tempo, pois as opções e a informação necessária encontram-se num só lugar. Saiba mais aqui.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda