Família

Avós que cuidam dos netos vivem mais

Filipa Rosa
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Para além de ser um prazer tratar dos netos, esta relação especial é bastante vantajosa para o desenvolvimento da criança. Ser avô é sinal de rejuvenescimento!

Segundo um estudo publicado na revista científica Evolution and Human Behavior, os avós que ajudam a cuidar dos netos vivem mais alguns anos do que aqueles que não ajudam.

Os investigadores acreditam que isto acontece, porque os avós acabam por descobrir uma motivação para viver mais intensamente, dando um outro sentido à vida. Esta relação com os netos também os ajuda a manterem-se física e psicologicamente ativos.

A pesquisa foi feita com 500 pessoas com idades entre os 70 e os 103 anos e durou entre 1990 e 2009.

LEIA TAMBÉM: «Avós do meu filho: Obrigada por o amarem de uma maneira tão bonita!»

No entanto, segundo os autores do estudo, é importante que os pais saibam qual é o seu lugar e não se entusiasmem. «Ajudar os pais com moderação tem um efeito positivo na saúde dos avós. Contudo, estudos anteriores provam que o envolvimento demasiado intenso dos avós nos cuidados com os netos pode causar stress e ter um efeito negativo na saúde física e mental dos avós», alerta Ralph Hertwig, autor do estudo e diretor do Center for Adaptive Rationality at the Max Planck Institute for Human Development.

Para além de ser um prazer para qualquer avô, esta relação especial acaba também por ser bastante vantajosa para o desenvolvimento da criança. As melhores memórias da nossa infância têm a presença dos avós. Não há amor como este. Um amor que não se explica, que chega a ser «mais forte» do que serem pais, segundo muitas pessoas. Os bebés levam os avós ao rejuvenescimento!

LEIA AINDA: Dia dos Avós: Veja o vídeo que está a emocionar Portugal

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda