Recém-nascido

Vantagens e desvantagens da amamentação e biberão

Redação
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Whatsapp

Há mães que, por não terem leite suficiente para amamentar ou o mesmo ser de baixa qualidade ou, simplesmente, porque têm medo de perder a firmeza do peito, acabam por alimentar os seus bebés a biberão, com as fórmulas destinadas aos lactentes.

Até há pouco tempo, grande parte das mulheres optava por esta possibilidade; contudo, hoje em dia, com a ajuda de campanhas de informação e com o aconselhamento médico, estas ideias estão a ser ultrapassadas.

Se ainda não sabe o que é melhor para si e para o seu filho, conheça a importância do leite para o correcto crescimento e desenvolvimento do bebé, bem como as vantagens e desvantagens das diferentes formas de aleitamento.

Os múltiplos benefícios do peito

É do conhecimento geral que o leite da mãe, além de ser o mais equilibrado em termos de valores nutricionais, é também uma fonte de anticorpos, que protege o bebé das doenças nos primeiros meses de vida. Se essa é a sua opção, resista às dificuldades e não deixe de cumprir o sonho de amamentar. Confira os benefícios deste método de aleitamento.

Vantagens:

– Está sempre pronto e não precisa de qualquer material para ser preparado;

– Possui uma composição perfeita, pois contém os elementos nutritivos indispensáveis aos organismo do pequenino;

– Dá defesas ao bebé contra as infeções;

– Permite que os bebé tenham uma melhor adaptação a outros alimentos;

– Está à temperatura ideal;

– Adapta-se à idade do bebé, de modo a satisfazer as necessidades nutricionais inerentes à fase pela qual está a passar;

– É fácil de degerir;

– É mais económico.

Desvantagens:

– Tem de ser a mãe a alimentar o bebé;

– Não há certeza de qual a quantidade de leite que o bebé ingere.

Quando o biberão é a solução

Apesar de a amamentação ser a melhor forma de alimentar um bebé nos primeiros meses de vida, há mulheres para quem isso não constitui uma opção, seja por razões médicas ou pessoais. Nestes casos, a alternativa reside no leite de fórmula, também chamado de substituição, o qual constitui uma opção segura, pois também contém todos os nutrientes de que um bebé necessita para crescer saudável.

Nas situações em que não é possível dar de mamar, é bom saber que há leites artificiais que respondem completamente às necessidades alimentares do seu bebé.

Vantagens:

– Este leite tem todos os nutrientes de que o bebé precisa;

– O pai pode começar a ocupar-se da alimentação do bebé;

– Pode alimentá-lo a qualquer hora e em qualquer lado;

– Os preparados de leite de vaca permanecem mais tempo no estômago do bebé, o que faz com que mantenham a sensação de saciedade durante mais tempo;

– Se é daquelas mulheres que sentem dores quando amamentam ou têm tendência para ter gretas nos mamilos, acabe com esses desconfortos;

– Se, com a amamentação, ficava sempre na dúvida quanto à quantidade de leite qeu o seu filho ingeria, agora vai ficar a saber exatamente quanto ele bebe.

Desvantagens:

– Há bebés que têm mais cólicas quando iniciam este tipo de leite;

– Algumas crianças começam a sofrer de obstipação, melhorando, apenas, quando iniciam as copas;

– Para algumas mães torna-se menos prático, pois têm de transportar todos os objetos necessários para preparar o biberão.

 

Fonte: Alimentação da Criança, Colecção Crescer com Saúde, EuroImpala Books

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Whatsapp

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda