Bebés/Crianças

5 dicas para criar crianças felizes

Redação
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Se pudesse escolher, teria uma criança feliz?

Se pudesse escolher, seria um adulto diferente?

Que criança quer criar?

Que adulto quer ser?

Sabe que mais? Na verdade, podemos escolher! Podemos escolher ser o adulto que queremos ser e escolher ter as crianças que queremos. Depende de nós.

A felicidade de cada um de nós está relacionada com o modo como nos relacionamos connosco próprios, com os outros e com o mundo. E este modo de nos relacionarmos nasce e cresce connosco.

As crianças modelam os adultos mais próximos (mãe e pai, geralmente). Por isso, para ter uma criança feliz é mais fácil ter também um adulto feliz.

Há algumas dicas para sermos mais felizes: (in Övén, Mikaela. Educar com Mindfulness. Porto Editora. 2017)

1. Aceitar

Aceitar que sou como sou. Aceitar que o outro é como é. Com as suas emoções, as suas necessidades e desejos, os seus comportamentos. Aceitar não significa concordar. Aceitar é meio caminho andado para me entender e aos outros. Se não concordo, posso mudar-me ou posso mudar a minha relação com o outro para obter uma resposta diferente.

2. Estar presente

Estar. Estar comigo, escutar-me, sentir o meu corpo, ouvir as minhas emoções, respeitar as minhas necessidades. Não fugir de mim. Estar com os outros. Estar mesmo, em atenção plena, para estabelecer uma relação forte.

3. Reconhecer

Reconhecer-me e reconhecer o outro tal como é e o que faz. Exprimir, descrevendo o que sinto em relação ao outro e ao que faz. Informar, sem elogiar, sem julgar e sem condicionar.

4. Confiar

Confiar em mim e nas minhas capacidades. Assumir as minhas responsabilidades. Confiar no outro e nas suas capacidades, deixá-lo assumir as suas responsabilidades. Em que situações posso deixar o outro assumir as suas responsabilidades?

5. Amar incondicionalmente

Amar sem condições. Amar-me como sou, mesmo sabendo que há coisas que gostaria de melhorar. Amar o outro incondicionalmente, nas suas qualidades e nos seus desafios. No amor incondicional, não há castigos nem recompensas, há amor.
Há muitas outras coisas que fazem as pessoas felizes. Estas cinco são a base para todas as outras. E depende somente de cada um de nós.

 

Texto: Rita J. Duarte, Dar Tempo Aos Sonhos

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda